Subseção de Sorriso da OAB faz alerta sobre clonagem de celulares

A Subseção de Sorriso da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) divulgou, nesta sexta-feira (7), uma nota de utilidade pública informando a ocorrência de clonagem de aparelhos celulares de advogados e outras pessoas da cidade para a ação de estelionatários.

Contas bancárias e demais dados sigilosos das vítimas foram acessados permitindo inclusive o desvio de dinheiro, segundo as informações da Ordem.

A nota relata o episódio ocorrido na quinta-feira com um advogado de Sorriso. “Através desse caso, ficamos sabendo de outros advogados e de demais moradores da cidade que já sofreram o golpe. São feitos desvios de dados, informações sigilosas e de valores. Até o momento, ainda não sabemos qual é o meio utilizado para conseguir o acesso, pois há relato de pessoas que sequer fazem transação bancária por meio do o celular”, relatou a presidente da subseção, Cláudia Negrão.

O alerta orienta à população para se precaver da possível clonagem observando se houve o mal funcionamento do aparelho, sobretudo quando deixar de fazer e receber chamadas.

“Esse parece ser o momento em que a clonagem está acontecendo e orientamos a pessoa procurar a imediatamente a operadora antes de retomar o uso do aparelho”, acrescentou a advogada.

Os fatos estão sendo comunicados à polícia, de acordo com Cláudia Negão, justamente porque as vítimas precisam se prevenir a respeito do acesso a documentos pessoais.

A recomendação é de que, em todos os casos, sejam registrados o boletim de ocorrência pelas vítimas.

Texto: Redação Portal Sorriso MT com informações da OAB-MT