MT tem duas cidades entre as mais violentas

Duas cidades de Mato Grosso figuram entre as 30 mais violentas de todo o País, segundo dados da 16ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na terça-feira (28). Os dados mostram a média de Mortes Violentas Intencionais (MVI) entre 2019 e 2021.

Ocupando o 10° lugar no ranking está Aripuanã, com uma população aproximada de 23 mil habitantes. A média de mortes violentas no Município é de 120,2 a cada grupo de 100 mil habitantes.

Ocupando a 19° colocação no ranking, está Glória D’Oeste. A cidade tem exatos 2.990 habitantes e uma média de 110,8 mortes violentas a cada 100 mil habitantes.

A cidade que lidera o ranking está localizada no Ceará. São João do Jaguaribe tem uma população de 7.557 moradores e uma media de 224 mortes a cada 100 mil habitantes. A taxa é maior do que a somatória dos dois municípios de MT.

O documento foi confeccionado com base em dados das Secretarias Estaduais de Segurança Pública e/ou da Defesa Social; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Sesp contesta

O secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp), Alexandre Bustamante, contestou, em fala com a imprensa, os dados divulgados pelo Fórum Nacional.

Segundo ele, houve um erro ao incluir Aripuanã e Glória D’Oeste no ranking. Bustamante ainda afirmou que os dados serão reavalidados para que os municípios possam ser retirados da lista.

“Duas cidades estão com erro no Fórum Nacional. Vão ser reavaliadas e vão sair da lista. […] A gente vai organizar, pois não estão entre as 30 mais violentas do Brasil”, alega.