Ameaçado, promotor de MT vive sob forte esquema de segurança

O promotor de Justiça Mauro Zaque, do Ministério Público de Mato Grosso, foi um dos destaques de uma reportagem do Domingo Espetacular, da Rede Record, sobre promotores jurados de morte no país. Zaque mostrou possuir um verdadeiro arsenal dentro de casa e deu detalhes da sua rotina, marcada por um forte esquema de segurança.

O promotor, que duas vezes por semana treina em um estande de tiro em Cuiabá, mostra familiaridade com armas como um fuzil M4 – usada pelas Forças Armadas dos Estados Unidos -, uma carabina calibre 12 semiautomática e uma pistola .40. O porte de armas é permitido a membros do Ministério Público.

À reportagem, ele contou já ter usado as armas para fazer a sua defesa pessoal. “Já usei em vários lugares. Conforme o ambiente que vou com a equipe de segurança, estamos fazendo uso da carabina calibre 12 e do próprio M4”, disse.

Zaque relatou, ainda, ter feito curso de direção defensiva e ofensiva, saber usar o carro como uma arma e, inclujsive, um curso de segurança na SWAT, unidade da polícia norte-americana altamente especializada em reduzir riscos associados a situações de emergência. “Eles sempre falam uma coisa: nunca despreze a sua intuição”, disse.

Dentro do apartamento onde mora, o promotor mantém o forte esquema de segurança, que se estende para toda família. “O apartamento tem segurança armada, tem sistema de câmeras, sistema de alarmes, elevador com bloqueio”, relatou.

Ele contou às reportagem que o seu estilo de vida, inclusive, já impactou na vida dos vizinhos. “Já tive vizinho que trocou de carro para não ter um carro do mesmo modelo e da mesma cor que o meu”, afirmou.

Com os amigos, ele também disse sentir um isolamento necessário, em algumas ocasiões. “Já tive situação fora de Mato Grosso onde eu fiquei sozinho no carro com segurança enquanto meus colegas iam todos juntos em um carro pequeno, para não terem que andar comigo”, relatou.

À reportagem, a esposa do promotor, Adriana Zaque, e uma as filhas, Gabriela, relataram como é passar o dia cercado por seguranças. “Você não tem como ir ao shopping cercada por três homens e não chamar a atenção”, disse Adriana.

As filhas, segundo Zaque, apenas foram dormir no próprio quarto, por exemplo, quando já eram praticamente adolescentes. Saiba mais.

Texto: Mídia News