Celular de Zé Domingos estava destruído quando apreendido pela Polícia Federal

Alvo de mandado de busca e apreensão na operação Malebolge, desencadeada pela Polícia Federal no dia 14 de setembro, após delações do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), o deputado estadual José Domingos Fraga (PSD) teve seu celular apreendido, mas o aparelho não serviu em nada na investigação que apura esquema de corrupção durante a antiga gestão de governo.

Conforme um ofício da Polícia Federal, encaminhado ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux, o aparelho apreendido estava com a tela inicial aberta, sem dois parafusos de fixação, sem cartão de telefonia (SIM) e bloqueado.

“O laudo conclui que a mídia apresentou defeito e nenhuma tentativa de acesso ao conteúdo digital foi bem sucedida”, disse a procuradora-geral da República Raquel Dodge em despacho também enviado a Fux, em que emite parecer favorável à devolução do celular ao deputado, já que o mesmo se mostrou inservível para as apurações.

“Consoante informado pelo setor técnico-científico da Polícia Federal, em razão dos defeitos, da ausência de cartão de telefonia e do bloqueio, não foi possível acessar o conteúdo do aparelho, o que em nada contribui para as investigações que ensejaram o pedido de busca e apreensão”, relatou Dodge.

Agora, o celular será devolvido a José Domingos Fraga. “Diante do exposto, a Procuradoria-Geral da República concorda com a fundamentação apresentada na representação policial e requer seja determinada a restituição do referido bem apreendido pela autoridade policial”.

No dia da operação Malebolge, o parlamentar não foi encontrado em sua residência em Sorriso e os policiais federais precisaram contar com a ajuda de um chaveiro para entrar na residência onde cumpriram mandado de busca e apreensão.

Saiba mais:

Polícia Federal faz buscas na casa do deputado Zé Domingos em Sorriso

A reportagem tentou contato com José Domingos Fraga para saber se o celular dele já estava danificado antes da “batida” da PF em sua casa, mas o telefone dele consta como inexistente. Por meio da assessoria de imprensa, também não foi possível obter um posicionamento do deputado, até o fechamento da matéria.

Operação

José Domingos Fraga foi envolvido na operação Malebolge porque aparece em um dos vídeos apresentados por Silval Barbosa à Justiça. Ele foi gravado na sala do então chefe de gabinete Sílvio Cézar Corrêa Araújo organizando maços de dinheiro em uma caixa de papelão, juntamente com o deputado federal Ezequiel Fonseca (PP). Conforme Silval Barbosa, o dinheiro se tratava de um “mensalinho”, uma propina mensal paga aos deputados para obter governabilidade, ou seja, apoio político.

Texto: Gazeta Digital com Portal Sorriso