CGE identifica fraudes em abastecimento de carros oficiais

A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) determinou a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar fraudes em abastecimento de carros oficiais do estado. A ordem foi dada depois que o órgão identificou irregularidades no abastecimento da frota no interior. O nome da instituição não foi divulgado.

Foram analisados pela CGE 212 abastecimentos feitos entre agosto de 2018 e janeiro de 2019.

De acordo com o governo, foram identificados casos de consumo elevado de combustível com variação negativa de quilometragem rodada e desempenho de consumo iguais.

Em um dos casos, um veículo foi abastecido sete vezes com 80 litros – a capacidade máxima do tanque -, em um intervalo de 12 horas e 41 minutos. A variação é de 400 km rodados entre cada reabastecimento.

“Dessa forma, é possível concluir que o veículo teria percorrido uma distância de 2.800 km em 12h41, o que daria uma velocidade média em torno de 200 km/h dentro do município, uma vez que todos os reabastecimentos ocorreram no mesmo posto de combustível”, diz trecho do relatório da CGE.
Em outra situação, outro carro da frota oficial foi abastecido 18 vezes com a capacidade total do tanque em um intervalo de três dias.

Com o combustível, seria possível rodar 7,2 mil km, segundo a CGE. A quilometragem apontada, entretanto, permaneceu em 400 km.

As investigações devem apontar a responsabilidade de motoristas dos veículos, responsáveis pelos abastecimentos.

O governo também encaminhou uma orientação técnica aos órgão para melhorar o controle de pagamento à empresa contratada para gerenciar os abastecimentos dos veículos oficiais.

Texto: G1 MT