Cinco homens são presos por envolvimento no furto de 41 cabeças de gado

Cinco homens foram presos nessa segunda-feira (18), em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, durante a Operação Boi Bandido 2, suspeitos de terem participado do furto de 41 cabeças de gado no dia 21 de outubro em uma fazenda no município.

O gado furtado da fazenda foi recuperado logo após o crime, em outra propriedade também na região, quando dois suspeitos foram presos em flagrante, que na época conseguiram a liberdade após passarem por audiência de custódia.

Segundo o delgado da Delegacia de Roubos e Furtos (Derf) de Barra do Garças que coordenou as investigações, Nelder Pereira Martins, as provas obtidas durante a investigação trouxeram evidências de que os suspeitos compunham uma quadrilha de roubo, com crimes reiterados e modus operandi similar na prática criminal. Dentre os suspeitos identificados, está um funcionário da propriedade. O delgado representou pelos pedidos de prisões dos envolvidos, inclusive dos que foram detidos em flagrante logo após o furto.

Os mandados de buscas e apreensões foram cumpridos em uma fazenda onde foi localizado o gado e em comércios suspeitos da venda de gado abatido clandestinamente. Foram apreendidos também veículos dos suspeitos do crime, sendo duas caminhonetes e dois carros.

Nas casas deles, os policiais apreenderam outros materiais como duas armas de fogo (um revólver e uma espingarda calibres 38); R$ 14 mil não declarados e sem comprovação da origem; mais de R$ 20 mil em cheques e documentos diversos.

O crime

Em 21 de outubro, 41 cabeças de gado foram furtadas de uma propriedade rural do município de Barra do Garças e recuperadas pela Polícia Judiciária Civil com apoio da Polícia Militar, poucas horas após o crime.

A ação da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Barra do Garças com apoio da Delegacia de General Carneiro resultou em dois homens presos e na apreensão de vários objetos utilizados para abate clandestino de gado. Os suspeitos foram autuados em flagrante por furto qualificado e associação criminosa.

O furto ocorreu na Fazenda Agropecuária de Barra do Garças SA. Na ocasião, os criminosos usaram um veículo tipo caminhão para o transporte dos animais.

O rebanho confinado foi localizado na Fazenda Jatobá.

Texto: G1 MT