Com salários atrasados, policiais de Sorriso descartam greve apenas ‘por enquanto’

A situação no setor de segurança pública em todo o Estado tem sido caótica. Salários atrasados, falta de viaturas e até materiais para a execução do serviço têm faltado por conta dos atrasos nos repasses do Governo. Apesar desse cenário, em Sorriso, os policiais civis informam que descartam a possibilidade de greve enquanto aguarda as medidas a serem tomadas pelo Executivo Estadual.

O delegado Nilson Farias destacou que a diretoria e o sindicato sinalizaram para que os policiais não deflagrem greve. “Porém, o sindicato dos escrivães e investigadores divulgaram uma cartilha para que não se cumpra as atividades sem contra-partida do Estado, como diária para deslocamento para outro município. Em Sorriso, os policiais se sensibilizem, pois temos uma missão de defender a sociedade para que, mesmo sem pagamento, eles se desloquem e cumpram o seu papel”, destacou.

Ainda segundo o delegado, o Governo do Estado sinalizou que pagará somente no dia 30 de janeiro o salário do mês passado. O décimo terceiro salário ainda não foi pago. “Muitos fizeram empréstimo no banco por conta desses atrasos para cumprirem os seus compromissos, mas temos fé em Deus que será resolvida essa situação, mas se ela piorar poderemos partir, sim, pelo caminho da greve, mas não por enquanto”.

Farias disse, ainda, que policiais já precisaram até comprar materiais e chegam a usar veículos particulares durante a execução dos trabalhos. “Nessa semana, inclusive, emprestamos uma de nossas viaturas para a PM. A situação é bem caótica embora a secretaria de Segurança seja uma das mais importantes”, lamentou o delegado.

Conforme o Portal Sorriso noticiou, devido à falta de repasse de verbas por parte do Governo do Estado os prejuízos na prestação de serviços na segurança pública de Mato Grosso só têm se agravado. Segundo a União dos Conselhos de Segurança, mais de 250 viaturas estão paradas até que o Executivo se posicione sobre o repasse do dinheiro às locadoras.

Em Sorriso, segundo o comandante regional da Polícia Militar de Sinop, coronel Valter Luiz Razera, três viaturas estão paradas. 

O governador Mauro Mendes informou que vai protocolar na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (17), o decreto de calamidade financeira de Mato Grosso, como medida emergencial para buscar o reequilíbrio das contas do Estado.

Saiba mais:

Por falta de repasse do Governo do Estado, três viaturas estão paradas em Sorriso

Texto: Redação Portal Sorriso