Com variante inglesa da Covid, Primavera do Leste fecha bares e impõe toque de recolher

Para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Primavera do Leste decretou novas medidas restritivas nesta sexta-feira (26) que já estarão valendo a partir da próxima segunda-feira (01).

Conforme o Portal Sorriso noticiou,  um estudo realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Rede Corona-Ômica, uma sub-divisão da Rede Vírus, apontou que a variante do novo coronavírus detectada no Reino Unido já está presente em, pelo menos, 16 cidades de oito estados brasileiros, dentre elas Cuiabá e Primavera do Leste.

Por conta disso, entre as novas regras adotadas por Primavera do Leste, que valerão por pelo menos 15 dias, estão o fechamento de bares, restaurantes e similares, suspenção de eventos públicos ou privados (incluindo reuniões presenciais, em templos religiosos, corporativos ou sociais, com qualquer número de participantes), das aulas de cursos regulares e livres, e intensificação de ações para reduzir a circulação de pessoas.

Vale destacar que pelo decreto nº 2.025, os bares e restaurantes poderão seguir na modalidade delivery dentro do horário de permissão do alvará de funcionamento.

Ficam ainda proibidas quaisquer atividades coletivas, bem como s ocorrência de aglomerações em espaços e vias públicas, praças, quadras esportivas, arenas, academias de musculação e congêneres. E das 23h às 05h fica instituído toque de recolher em todo o município. A fiscalização ficará por conta da Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Prefeitura Municipal, pelos agentes de fiscalização da Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte. 

A definição das novas medidas temporárias de prevenção e enfrentamento da propagação do novo coronavírus foi feita na última quinta-feira (26) pela Comissão de Combate a Covid-19 do município. O grupo é formado por lideranças de diferentes setores, como Vigilância Epidemiológica, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Comercial e Empresarial de Primavera (ACIPLE), Câmara Municipal, Ministério Público do Estado, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal entre outras.

Texto: Redação Portal Sorriso