CoronaVac é eficaz contra variante brasileira, aponta estudo

A vacina CoronaVac chega a 50% de eficácia nos casos sintomáticos de covid-19 causados pela variante amazônica, após 14 dias da aplicação da primeira dose. Esse foi o resultado preliminar de estudo realizado pelo grupo Vebra Covid-19, com mais de 67 mil profissionais de saúde imunizados em Manaus, onde a mutação brasileira é predominante.

A partir da próxima semana, os pesquisadores terão resultados da resposta à aplicação da segunda doses da vacina produzida pelo Instituto Butantan. A expectativa é que o resultado seja ainda mais positivo. Esse é a primeira pesquisa que analisa a efetividade da CoronaVac onde a variante P.1, como é chamado o vírus que surgiu no Brasil, é predominante. 

O grupo Vebra Covid-19 foi criado para analisar a eficácia de imunizantes contra a covid-19 no Brasil. Fazem parte pesquisadores de instituições nacionais e internacionais e profissionais da Secretaria de Saúde do Amazonas, Secretaria de Saúde de São Paulo, Secretaria de Saúde de Manaus e Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. 

Os próximos passos do Vebra serão analisar a efetividade da Coronavac e da vacina de Oxford em idosos nas cidades de Manaus e Campo Grande e no Estado de São Paulo.

Texto: R7