Corregedoria apura 199 denúncias de abuso de autoridade de PMs em MT

A Corregedoria da Polícia Militar em Mato Grosso recebeu 199 denúncias a respeito de abuso de autoridade e desvio de conduta de militares da instituição em 2016. A informação foi dada pela coordenadoria de comunicação da PM. Segundo a PM, as denúncias são feitas por meio da ouvidoria. Apesar do número, a PM diz que os dados representam 0,2% das ocorrências do ano passado.

Atualmente Mato Grosso tem oito mil policiais militares. De acordo com a corregedoria, todas as denúncias de desvio de conduta e abuso de autoridade são apuradas. Em geral, a PM atendeu a 100 mil ocorrências nas cidades mato-grossenses. “Os policiais têm um regulamento disciplinar, a instituição tem valores e princípios. Nós não concordamos com nenhum desvio de conduta”, afirmou o major da PM, Murilo Franco.

Conforme a PM, em 2016 foram recebidas 199 casos denunciando algum tipo de abuso de autoridade por parte de policiais ou situações consideradas como desvio de conduta dos oficiais. “A apuração desses casos segue trâmites legais. Havendo algum tipo de crime o processo é remetido ao Poder Judiciário. Temos, a cada mil casos, duas situações por desvio de conduta”, declarou Franco.

De acordo com a PM, o inquérito policial segue regras e não necessariamente um policial pode ser afastado assim que a investigação é aberta. Nesses casos, o policial pode ser demitido e consequentemente exonerado do cargo.

Caso em investigação

A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o desaparecimento de dois jovens, ambos de 20 anos, no Bairro Novo Milênio, em Cuiabá. As famílias dos dois amigos denunciaram o sumiço alegando que os jovens desapareceram depois de uma abordagem de policiais militares, que estavam à paisana, na segunda-feira (9). De acordo com a Polícia Civil, o caso deve ser investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

A Corregedoria da Polícia Militar informou que deve investigar o caso. Uma testemunha, que pediu para não ter o nome identificado, explicou que os dois policiais colocaram os rapazes dentro do carro da polícia. “Eu estava passando e, então, vi que os dois estavam algemados no chão e sujos de terra, então um dos policiais colocou os dois rapazes dentro da viatura e o outro levou o carro”, explicou.

Texto: G1-MT