Dentista que voltou do exterior é suspeito de descumprir quarentena e atender pacientes

Um dentista foi notificado pela Vigilância Sanitária de Jaciara, a 148 km de Cuiabá, após retornar de uma viagem ao exterior e descumprir quarentena – período em que quem chega de países onde o coronavírus está disseminado deve permanecer em casa para evitar contágio.

Segundo a Polícia Militar, o profissional estava em viagem em Orlando, nos Estados Unidos, e retornou para Jaciara nessa quarta-feira (18). No mesmo dia, ele passou a atender pacientes no consultório dele, mesmo sendo orientado pela Vigilância a ficar em isolamento.

Ao G1, o dentista Agnaldo Roberto nega ter descumprido a lei. Ele confirmou que na quinta-feira (19) recebeu uma carta de recomendação da Vigilância Sanitária para que ficasse em isolamento em casa. No entanto, afirmou que o documento era de caráter informativo e de orientação, sem efeito proibitivo e de regulamentação.

Agnaldo disse ainda que, no dia em que voltou da viagem já havia atendimentos programado e que todos os clientes foram comunicados da orientação da vigilância e da situação e sugerido o adiamento ou reagendamento com outro profissional.

“Alguns desses clientes estavam com problemas emergenciais para serem resolvidos e solicitaram que fossem resolvidos pela minha pessoa, se possível, frente a confiança depositada em meu profissionalismo. Como toda a equipe sempre esteve preparada para lidar com riscos de contaminação cruzada, fazendo parte do nosso dia-a-dia de trabalho, e ciente da minha responsabilidade ética e legal com o tratamento desses clientes, bem como das consequências prejudiciais que o não atendimento poderia causar, optamos por redobrar a atenção nas medidas protetivas e preventivas com intuito de evitar contaminação cruzada, e resolver em caráter excecionalmente emergencial os problemas de alguns pacientes que fizeram questão de serem atendidos”, explicou.

No entanto, alguns pacientes atendidos pelo profissional alegam que não foram informados pela clínica sobre a viagem de Agnaldo e o possível contágio.

A clínica onde o profissional trabalha não quis se posicionar sobre o assunto.

Ao descobrirem que o dentista descumpriu a quarentena, a Secretaria de Saúde de Jaciara solicitou apoio da Defensoria Pública e Polícia Militar.

De acordo com a defensoria, foram atendidos mais de 10 pacientes na clínica, que não foram informados pelo dentista sobre a viagem ao exterior.

Aos defensores públicos, o dentista afirmou que não era obrigado a ficar em casa e que continuaria trabalhando.

No entanto, a defensoria apresentou a portaria do Ministério da Saúde que fala sobre a obrigatoriedade de os moradores que viajaram para locais infectados ficarem em quarentena.

A portaria prevê que o médico ou o agente de vigilância informe a autoridade policial ou o Ministério Público sobre algum descumprimento, como foi o caso registrado em Jaciara.

Um boletim de ocorrência foi registrado pela Polícia Militar devido ao descumprimento do dentista e, em seguida, o profissional foi encaminhado para isolamento em casa.

Segundo a Defensoria Pública, os pacientes atendidos pelo dentista serão informados pela Vigilância Sanitária sobre o ocorrido e também devem ficar em quarentena, embora o profissional não tenha apresentado sintomas do Covid-19.

Texto: G1 MT