Fisioterapia ajuda pacientes de Covid-19 a recuperarem funções cardiorrespiratória e pulmonar

Seja como parte da equipe de atendimento nas unidades de terapia intensiva ou trabalhando na recuperação do paciente pós-internação, o fisioterapeuta é um profissional de fundamental importância para o sucesso do tratamento dos pacientes com Covid-19.

Elson Gonçalves, de 48 anos, que reside em Sorriso, foi diagnosticado com Covid-19 e passou 29 dias internado em um hospital particular de Sinop. Por 26 dias ele ficou intubado entre a vida e a morte.

Elson conseguiu vencer a doença, mas ficaram sequelas. Ele ainda tem crises de dificuldades respiratórias, cansaço e fadiga extrema, fraqueza muscular entre outros problemas.

Agora, ele precisa se fortalecer e recuperar a capacidade pulmonar e motora. A fisioterapia está ajudando o paciente a retomar suas funções normais.

Marcelo explica que para o sucesso da recuperação de pacientes pós-covid grave é necessário o acompanhamento profissional. Porém, também é possível fazer exercícios simples, em casa que ajudam a melhorar as funções respiratórias.

Além de fortalecer a musculatura esquelética, reduzir a perda de massa muscular e melhorar a capacidade respiratória do paciente de Covid, a fisioterapia ainda ajuda a atenuar os sintomas cardiorrespiratórios decorrentes da doença.

Mais imagens

 

Texto: Larissa Gribler/Portal Sorriso