Governo Bolsonaro quer privatizar Parque Nacional de Chapada dos Guimarães ainda este ano

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, que abrange os municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, está entre os 4 parques que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) projeta conceder à iniciativa privada. O local hoje é administrado Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e tem cerca de 100 mil visitantes por ano. 

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é o local mais visitado por turistas em Mato Grosso. Coforme o Estado de S.Paulo, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, informou os parques nacionais Jericoacoara (CE), Lençóis Maranhenses (MA) e Aparados da Serra (RS) estão entre as prioridades para exploração de serviços e turismo.

Segundo a reportagem, as 4 unidades que serão ofertadas inicialmente são visitadas hoje por 450 mil pessoas por ano.

“A gente tem de dar uma destinação econômica para as unidades de conservação, para diminuir a dependência do orçamento público. Senão, essas áreas não terão saída”, disse Salles. “Você pode fazer o discurso mais bonito do mundo sobre o meio ambiente, mas, se não dermos uma mais-valia econômica para as unidades de conservação, estaremos sempre a reboque do orçamento federal”, disse o ministro à reportagem. 

O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães é o mais novo entre os parques que serão concedidos à iniciativa privada. Abrange um área de 32.630 hectares entre os dois municípios e recebe 100 pessoas anualmente. 

A área ambiental também registrou redução de cortes pelo governo federal. 

Texto: Gazeta Digital