Grupo Pinesso, que tem concessionária em Sorriso, pede recuperação judicial

O Grupo Pinesso, que possui três fazendas e cinco revendedoras de máquinas agrícolas em Mato Grosso, ingressou com pedido de recuperação judicial, na Comarca de Campo Grande (MS), onde fica a sede da empresa.

Conforme o documento protocolizado na Justiça, a dívida ultrapassa R$ 571 milhões. A medida é uma forma de proteger os ativos, manter os empregos e superar a crise, segundo a Pinesso.

Em Mato Grosso, as unidades produtivas do grupo são: a fazenda Água Limpa, com 63,8 mil hectares, em Nova Ubiratã, na região Norte; a fazenda Mutum, com 12,6 mil ha, em Dom Aquino; e a fazenda Floresta, com sete mil ha, em Campo Verde. Também constam as concessionárias Pinesso em Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Campo Verde e Primavera do Leste.

Ao todo, a família Pinesso detém 12 fazendas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Piauí. A área cultivada é de 110 mil hectares, divididos entre soja, milho, algodão e sorgo. O faturamento anual da empresa chega a R$ 550 milhões.

“Os problemas surgiram em meados de 2012, devido ao excesso de chuva nas lavouras do Mato Grosso e Piauí. De lá para cá, a empresa ainda enfrentou alterações relevantes nos custos de produção, variação do preço das commodities no mercado internacional e aumento da taxa de juros bancários”, disse, ao Valor Econômico, o advogado que representa o Grupo Pinesso, José Luis Finocchio Júnio.

Finocchio afirma que o grupo tentou, sem sucesso, negociar suas dívidas com credores de forma amigável. “A última saída encontrada foi partir para a renegociação judicial. Para tanto, foi criado um Comitê de Reestruturação para que sejam tomadas decisões rápidas e com resultado em curto prazo”, comentou.

Texto: Olhar Direto