IFMT Sorriso inicia hoje ciclo de discussões virtuais sobre etnia e gênero inspiradas na trajetória de Carolina Maria de Jesus

Hoje, (27), às 19h, tem início a quarta edição do Painel Temático “Carolina Maria de Jesus, Um Retrato de Nós”. A edição deste ano ocorrerá de forma virtual, com transmissão pelo YouTube, e trará três encontros virtuais no formato “webinário” que abordarão temáticas inspiradas na trajetória da escritora mineira e na repercussão de sua obra.

O Painel Temático é organizado pela Comissão para Estudos Sociais das Relações Étnico-raciais, de Gênero e Cidadania do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso. Os webinários contarão com a participação de servidores do IFMT e de convidados externos.

O primeiro encontro discute “Por que falar em Direitos Humanos para as Mulheres?”. De acordo com a assistente social do IFMT Campus Sorriso Gheysa Maria Pereira Lima Eickhoff, que é mestre em Política Social e presidente da comissão organizadora, as discussões desta terça-feira farão “uma análise sobre o processo de reconhecimento do movimento de luta das mulheres pela igualdade de gênero como uma reivindicação histórica”.

Ao lado dela, o webinário desta terça-feira também contará com a participação da pesquisadora da Universidad Externado de Colombia, Izabel Solyszko Gomes, que é pós-doutora em Gènero y Desarrollo, e do prof. Me. Vinícius Ferreira dos Santos, da rede estadual de educação de Mato Grosso.

Para acompanhar a transmissão ao vivo, basta acessar o canal do IFMT Campus Sorriso no YouTube à partir das 19h. O link direto para o primeiro webinário é este: https://youtu.be/iccnrGr8Pc8.

As inscrições para o IV Painel Temático “Carolina Maria de Jesus, Um Retrato de Nós” podem ser feitas gratuitamente pela plataforma Even3 (link: https://www.even3.com.br/4carolinamariadejesusifmtsrs020/). 

Na programação do Painel Temático, outros dois webinários estão previstos:

  • no dia 03/11, sob a temática “Ações educativas para o fortalecimento das relações humanas e superação do machismo” | link para a transmissão: https://youtu.be/UVGqNyjBnKY;
  • no dia 10/11, sob a temática “Análise – Raça e etnia no movimento LGBTTQIA+ | link para a transmissão: https://youtu.be/3bd-vjAcyZA

Comissão Conectada 

Nos últimos meses, a Comissão para Estudos Sociais das Relações Étnico-raciais, de Gênero e Cidadania do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso tem fomentado diversos momentos de interação sobre as temáticas envolvidas em sua atuação, especialmente por meio do YouTube.

Na semana passada, por exemplo, a comissão realizou o webinar “Direitos Humanos e Direitos Civis, um olhar sobre o protagonismo da comunidade LGBTTQIA+” e, antes disso, organizou ou deu apoio à realização de encontros virtuais sobre violência física e emocional contra a mulher, e sobre o papel da mulher na gestão pública – que já se aproximam das 1000 visualizações na plataforma de vídeos online.

Texto: Assessoria