Juíza negou novo pedido de prisão contra ex-governador Silval

A juíza Selma Arruda, da Vara Contra o Crime Organizado da Capital, negou um novo pedido de prisão preventiva contra o ex-governador Silval Barbosa (PMDB), durante a deflagração da segunda fase da Operação Sodoma.

 

A operação foi desencadeada pela Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz).

 

As investigações apontaram um esquema de propina e lavagem de dinheiro que possibilitou a compra de um imóvel de R$ 13 milhões na avenida Beira-Rio, no bairro Grande Terceiro, em Cuiabá.

 

O imóvel teria sido adquirido pelo ex-secretário de Estado de Administração Cézar Zílio (preso durante a operação) de forma fraudulenta, em nome de terceiros, com dinheiro de empresas que possuíam relação com o Estado na época em que ele comandava a pasta, entre 2011 e 2013.

 

O ex-governador está detido desde setembro do ano passado, quando foi deflagrada a primeira fase da Sodoma. Ele é suspeito de liderar um esquema criminoso para a concessão ilegal de incentivos fiscais no Estado.

 

Nesta segunda fase, no entanto, a juíza Selma Arruda disse não ver motivos suficientes para decretar uma nova prisão de Silval.

 

“Quanto ao investigado Silval da Cunha Barbosa, por ora não vislumbro suficientes indícios de que tenha participação neste episódio, de modo que entendo incabível o decreto cautelar, ao menos neste momento da investigação, o que poderá ser futuramente revisto, desde que novas provas assim indiquem”, escreveu a magistrada, em trecho de sua decisão.

Texto: Mídia News