Menino de 1 ano está internado com diagnóstico de meningite

Um menino de 1 ano e três meses está internado em Primavera do Leste com meningite viral. Segundo relato da mãe da criança, Aline Cattani, o menino estava com as vacinas em dia e, mesmo assim, contraiu a doença.

De acordo com a mãe, a família que mora em Paranatinga. Os sintomas da doença começaram no dia 6 deste mês, com febre alta e dor de cabeça. Porém, o exame para diagnóstico efetivo não é feito no município.

A família decidiu levar Pietro até Primavera do Leste, onde o exame foi feito e a meningite diagnosticada. O menino foi imediatamente internado num hospital particular que faz atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde.

Segundo a mãe da criança, a doença já foi controlada e Pietro está bem. A previsão é que receba alta na próxima segunda-feira (17).

De acordo com o médico de Cuiabá, Marcelo Sandrin, é possível contrair meningite mesmo tendo tomado a vacina. Uma das explicações é que o menino poderia já ter contraído o vírus antes de tomar as vacinas, porém, poderia não ter se manifestado ainda.

Por outro lado, segundo ele, o fato da criança ter sido imunizada diminui significativa os efeitos da doença e o risco de que ela se agrave.

Falta de vacina

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Advanilson Sampaio, embora fornecida gratuitamente nos postos, a vacina contra meningite está em falta no município.

A secretaria já fez a solicitação ao governo do estado, mas ainda não recebeu os lotes.

Por telefone, a Secretaria Estadual de Saúde informou que há algum tempo, a vacina contra meningite está sendo distribuída aos municípios de forma fracionada, em decorrência do atraso do envio por parte do Ministério da Saúde.

Neste ano, segundo a secretária, foram diagnosticados 52 casos da doença e duas mortes.

Texto: G1 MT/Márcio Falcão, TV Centro América