Ministros devem vir ao MT para se reunir com governador e discutir formas de combater incêndios

O governador Mauro Mendes e os ministros do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, devem se reunir nesta quarta-feira (16), no hangar do Ciopaer, no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, para tratar de medidas de combate aos incêndios florestais no estado.

A visita dos ministros estava prevista para terça-feira (15), porém por problemas na aeronave, eles não chegaram a pousar no estado.

Na segunda-feira (14), o governador assinou decreto de calamidade para acessar recursos e contratos de emergência. Essa iniciativa irá oportunizar dobrar também os equipamentos empregados nas ações e ampliar a proteção à fauna e flora do estado.

Atualmente, a estrutura de pessoal utilizada em todo o estado para o combate aos incêndios florestais é de 2.500 profissionais, entre Forças de Segurança, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, voluntários e Exército Brasileiro.

Além disso, são seis aeronaves atuando no combate ao fogo, 3 helicópteros, maquinário e veículos de apoio oficiais e de voluntários, em um total de 40 equipes.

Texto: G1-MT