Pancadas de chuva isoladas devem atingir a maioria das cidades de MT

A maioria das cidades de Mato Grosso deve registrar pancadas de chuva, nesta semana, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Com temperaturas amenas, tempo seco e chuvoso, o risco de problemas respiratórios aumenta.

A temperatura máxima prevista para esta semana em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana, é de 38°C. Com probabilidade de 80% de chuva. De acordo com o Inpe, em Cuiabá e Várzea Grande, pancadas de chuva isoladas devem durar até a domingo (14).

Os municípios de Rondonópolis, Tangará da Serra e Sinop, a 218km, 242 km e 503 km da capital, respectivamente, também têm previsão de chuva de até 80% nesta semana, com a temperatura máxima de 36°C.

O índice de umidade relativa durante o dia deve variar entre 35% e 49% entre às 10h e 17h. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece o índice acima dos 60% como ideal para a saúde humana.

Segundo o Inpe, a máxima prevista para esta segunda-feira (8), em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana, é de 34°C.

Cuidados

Nessa época do ano, quem sofre de problemas respiratórios deve procurar estar em ambientes arejados e bastante ventilados.

Além desses cuidados caseiros, os inaladores e umidificadores são ótimas opções para amenizar os efeitos das alergias dessa estação. Os umidificadores de ar, por exemplo, têm como função manter o nível da umidade de ar do ambiente dentro dos padrões e, por isso, facilitam a respiração.

Crianças, idosos e pessoas que já têm alguma doença respiratória são os grupos mais vulneráveis aos problemas impostos pelo ar seco e precisam redobrar os cuidados nesta época.

Texto: G1 MT