PF deflagra operação contra fraude em Mato Grosso e outros estados; Sorriso incluso na lista

Mato Grosso é alvo da operação da Polícia Federal, deflagrada na manhã desta terça-feira (15), em Brasília, para apurar fraudes no Instituo Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A ação ocorre ainda em outros 7 estados e causou um prejuízo de R$ 150 milhões ao cofres públicos.

No Estado, a operação também foi deflagrada em Sorriso, onde um empresário é alvo. Também estão sendo cumpridas ordens de busca e apreenssão nas seguintes cidades: Primavera do Leste, Itanhangá, Marcelândia, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra, Rondonópolis e Guarantã do Norte.

De acordo com a apuração, estelionatários alteravam informações nos sistemas, por meio de certificados digitais (tokens) de funcionários, para beneficiar donos de terras e empresários que possuíam áreas embargadas – principalmente nos estados do Pará e Mato Grosso – em áreas ambientais consideradas “sensíveis” da Amazônia Legal.

De acordo com  as informações preliminares apuradas pelo GD, a quadrilha composta por 7 membros – espalhados pelos estados brasileiros, usavam dados dos servidores paras fazer alterações ilícitas no sistema do órgão, com objetivo de obter vantagens econômicas.

Empresas, proprietários de áreas rurais e empresários da área de exploração florestal e agropecuária com algum tipo de embargo no órgão eram beneficiário nas ações. Ao menos 122 embargos irregulares em nome de 54 pessoas físicas e jurídicas foram realizados pela quadrilha. 

Mais de 40 mandados judiciais estão sendo cumpridos com o objetivo de identificar pessoas e empresas responsáveis pela conexão entre falsários e ‘hackers’ e os beneficiários.

Mais imagens

 

Texto: Redação Portal Sorriso com Gazeta Digital (GD)