Presidente do Indea nega assédio sexual: “consciência tranquila”

O presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), Marcos Catão Dornelas Vilaça, negou que tenha cometido atos de importunação sexual contra uma ex-servidora do órgão, de 19 anos.

A jovem registrou um boletim de ocorrência contra Marcos, em novembro do ano passado, o acusando de assédio sexual no trabalho. Por meio de nota enviada pelo seu advogado, Francisco Faiad, o presidente do órgão disse que está com “a consciência limpa” e que sempre agiu com respeito.

“O Sr. Marcos tem a consciência tranquila de que nunca cometera qualquer ato de assédio ou importunação sexual contra quem quer que seja, tendo agido sempre com respeito e hombridade nas relações com os demais servidores do Indea, do qual é servidor de carreira”, afirmou na nota.

O advogado informou ainda que o seu cliente, assim que soube do boletim de ocorrência, em dezembro passado, procurou a Delegacia da Mulher e a Corregedoria para saber sobre o conteúdo da denúncia e para ser ouvido. Ele também pediu apuração do caso, porém afirmou que não ter obtido resposta até o momento.

“Aguarda sereno ser convocado para depor na Delegacia da Mulher e ter os fatos investigados na seara criminal e administrativa, quando sua inocência será declarada”, completou.

“Massageou o pênis”

A ex-servidora contou, no boletim de ocorrência, que precisava entrar com frequência na sala do acusado para servir café e mostrar o cardápio para ele pedir suas refeições, além de outras atividades que não compreendem suas funções como servidora.

No dia 12 de novembro do ano passado, ao entrar na sala para repor garrafas de água, a jovem passou a ser assediada por Marcos, conforme o B.O.

A ex-servidora relatou que o suspeito disse que ela não precisava ficar de máscara na sala dele e, enquanto falava e olhando para a vítima, passou a massagear o pênis por cima da calça.

Após o episódio, orientada pelo seu pai, a vítima pediu exoneração do cargo e registrou a denúncia.

Leia a nota na íntegra:

Na qualidade de advogado do Sr. Marcos Catão Dornelas Vilaça, presidente do INDEA/MT, venho esclarecer que o mesmo foi surpreendido com a denúncia formulada pela Srta. em 16 de novembro de 2020 junto à Delegacia da Mulher de Cuiabá, quando também pedira exoneração do cargo de Assessoria Técnica III do INDEA, alegando importunação sexual.

No início de dezembro Marcos requereu junto a Delegacia da Mulher cópia integral da denúncia e o direito de ser ouvido, não tendo obtido nenhuma resposta até a presente data.

Também requereu junto à Corregedoria que fosse aberto um procedimento para investigar a denúncia da Assessora, não tendo obtido nenhuma resposta até hoje.

O Sr. Marcos tem a consciência tranquila de que nunca cometera qualquer ato de assédio ou importunação sexual contra quem quer que seja, tendo agido sempre com respeito e hombridade nas relações com os demais servidores do INDEA, do qual é servidor de carreira.

Aguarda sereno ser convocado para depor na Delegacia da Mulher e ter os fatos investigados na seara criminal e administrativa, quando sua inocência será declarada.

Cuiabá, 11 de janeiro de 2021.
FRANCISCO ANIS FAIAD
OAB/MT 3.520

Texto: Bianca Fujimori/Mídia News