Ônibus que invadiu casa em Sorriso pertence a frota terceirizada, segundo Prefeitura

O ônibus escolar, que invadiu uma casa onde estavam um casal, filho e neto, na segunda-feira (22), no bairro Novos Campos, em Sorriso, pertence a uma frota terceirizada do município, segundo a Prefeitura. No acidente, duas vítimas, dentre elas uma criança, tiveram ferimentos leves. No imóvel também havia uma loja de artigos para presentes, que ficou destruída. 

Conforme apurado pelo Portal Sorriso, o imóvel atingido pelo veículo desgovernado teve que ser interditado e será demolido. A família disse que está na casa de amigos até que a residência seja reconstruída.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), por se tratar de um ônibus da frota terceirizada do município, a empresa licitada é quem deve responder por qualquer problema envolvendo os veículos terceirizados.  

“Para garantir a segurança e o conforto dos alunos da rede municipal de ensino, a Comissão de Fiscalização do Transporte Escolar, que integra o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), realiza semestralmente a vistoria dos ônibus tanto da frota própria, quanto da terceirizada”, informou a Prefeitura. 

Ainda por meio de nota, a Semec disse que “na inspeção são verificadas as condições de 40 itens de segurança obrigatórios exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Contudo, a vistoria não garante a identificação de possíveis falhas mecânicas”.   

A prefeitura garante que os veículos reservas da frota terceirizada também são vistoriados, tendo em vista que a empresa licitada precisa garantir veículos extras para substituição caso algum venha a apresentar defeito. “Isso garante que o serviço de transporte da linha que era feita pelo ônibus envolvido no acidente será mantido com a substituição do veículo”, consta na nota. 

Confira o restante da nota enviada pela Semec:

Ainda visando garantir o transporte dos alunos com segurança e qualidade, os motoristas do transporte escolar passam com periodicidade por cursos de atualização ofertados pela Secretaria de Educação e Cultura. Essas atualizações atendem exigências da legislação e são necessárias para que o motorista possa trabalhar no transporte de escolares.

A Semec lamenta o acidente ocorrido e garante que toma todas as medidas cabíveis à administração para garantir a qualidade do transporte escolar, mas frisa que a manutenção dos veículos da frota terceirizada é de responsabilidade da empresa licitada. 

Saiba mais: Ônibus invade casa e criança fica ferida em Sorriso; ponto comercial é destruído