Relatório deve apontar causas de ‘apagão’ em Sorriso e mais 92 cidades

Um relatório deve apontar as causas de um apagão que atingiu 93 cidades de Mato Grosso, inclusive a Grande Cuiabá, na última semana e deixou 72% dos moradores do estado sem energia elétrica. O problema durou meia hora em algumas localidades e chegou a duas horas em outros municípios. O apagão ocorreu na quinta-feira (14).

Segundo a assessoria da Energisa, concessionária de energia elétrica do estado, o documento é feito com o Operador Nacional do Sistema (ONS), órgão responsável pelo controle e transmissão de energia elétrica do SIN, e deve ser encaminhado para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A previsão é que o relatório seja finalizado e divulgado nesta semana.

De acordo com a Energisa, 93 dos 141 municípios mato-grossenses foram afetados. No total, 72% dos consumidores ficaram sem energia. De 1,243 milhão de unidades consumidoras, 897 mil ficaram sem energia. Inicialmente a concessionária informou que a falha teria ocorrido em equipamentos de transmissão que fazem parte do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Texto: G1/MT