Sindicatos da Base Florestal e Sindicatos Rurais lançam evento “Produção Florestal em Evidência”

No dia 29 de julho de 2021, o Sindicato dos Madeireiros de Sorriso (SIMAS) esteve reunido com representantes dos Sindicatos Rurais de Sorriso e de Nova Ubiratã para tratarem dos detalhes da realização de um projeto piloto que visa alavancar a produção florestal na região Norte de Mato Grosso ressaltando os ativos do Manejo Florestal Sustentável em áreas de reserva legal. Trata-se do evento “Produção Florestal em Evidência”, que será realizado no dia 1° de setembro.

Durante a reunião, o executivo do Sindicato Rural de Sorriso, Farid Tenório, disse que foi unânime o apoio do sindicato rural a esta ação, uma vez que muitos produtores rurais desconhecem as possíveis receitas que suas reservas podem gerar, aliando a conservação da floresta e de sua biodiversidade.

Da mesma forma, o presidente do Sindicato Rural de Nova Ubiratã, Albino Ruiz, disse que o evento de setembro trará muitos interessados de sua base de associados, pois este assunto ainda é novo aos produtores e é de grande relevância do ponto de vista econômico, produtivo e ambiental.

Para o vice-presidente do Simas, Flávio Salino, as informações a serem transmitidas durante o evento serão claras e objetivas, totalmente direcionadas ao produtor rural que ainda detém receitas estagnadas em suas reservas. Salino ressaltou que o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira (CIPEM) apoia diretamente o evento e, juntamente com outras instituições, concentrarão esforços para viabilizar a participação de autoridades do meio ambiente para ministrar uma palestra sobre o tema, para elucidar o ponto de vista do regramento ambiental e do monitoramento das áreas manejadas.

Com isso, ficou decidido que o evento será realizado no dia 1° de setembro de 2021, às 18h30min, no auditório do Sindicato Rural de Sorriso. O vídeo de divulgação do evento pode ser conferido aqui ou na página do Portal Sorriso, no Facebook (clique aqui).

Estiveram presentes: Flávio Salino Moreira (vice-presidente SIMAS), Evaldo Oestreich Filho (executivo SIMAS), Adilson Soares Rocha (Diretor Financeiro SIMAS), Farid Tenório (executivo de gerência sindical do Sindicato Rural de Sorriso) e Albino Ruiz (presidente do Sindicato Rural de Nova Ubiratã).