Sinop cai na classificação de risco e jogos de futebol passam a ser permitidos

Sinop desceu no ranking dos municípios mato-grossenses com relação ao número de leitos de UTI e o número de pessoas contaminadas pela Covid-19. De acordo com o Boletim Informativo emitido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), na última segunda-feira, 10 [Boletim 155/2020], Sinop apresenta uma Taxa de Crescimento e Contaminação (TCC) de 13,82%, classificado como baixo.

Tal classificação muda o cenário do município e traz a liberação de algumas atividades, antes vedadas em virtude de uma TCC moderada, alta ou muito alta, como é o caso dos jogos de futebol. O Decreto Estadual 522/2020 e alterações até 10 de agosto de 2020, de autoria do Governo do Estado, traz, em seu artigo 5º Inciso III, alínea b, a proibição de qualquer atividade de lazer ou evento que cause aglomeração, tais como shopping center, shows, parques, jogos de futebol, cinema, teatro, bares, restaurantes, casas noturnas e congêneres, o que não é mais o caso de Sinop.

De acordo com o coordenador do Departamento de Vigilância Sanitária do Município, Edson Soares, a liberação de certas atividades está condicionada à Taxa de Crescimento e Contaminação que, caso volte a subir e mude a classificação de Sinop para risco moderado ou alto, todas as atividades esportivas, automaticamente, voltam a estar proibidas novamente. Ele alerta que é importante que a população se conscientize disso. Os Boletins Informativos contendo a situação e a classificação epidemiológica das cidades matogrossenses são emitidos todas as segundas-feiras pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato grosso, e o último (Boletim 148/2020, de 03 de agosto) classificava Sinop como um município com alto índice de contaminação.

Na última sexta-feira, 07/08/2020, a prefeita Rosana Martinelli soltou novo decreto (Decreto 182/2020) em que altera o Decreto 83/2020 e revoga o Decreto 161/2020, de 12 de junho de 2020 e suas alterações, destituindo o toque de recolher no município. No entanto, as atividades esportivas ainda estavam e estão condicionadas à classificação do município em relação à taxa de ocupação dos leitos de UTI. Cenário, este, que mudou desde então e poderá mudar, novamente.

Hoje, 93 pessoas estão testadas positivas para o Covid-19 e ativas (Boletim emitido em 10/08 às 18h30min). Esse número é obtido através da diminuição do número de casos confirmados e o número de óbitos com o número de casos recuperados (2.419 – 2258), bem como de óbitos. Dos 30 leitos de UTI pública de Sinop, apenas oito estão ocupados. Já na enfermaria, apenas quatro leitos estão ocupados.

Texto: Redação Portal Sorriso com Assessoria