Situação de presos está sendo levantada em MT

O secretário de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp), Rogers Jarbas informou que para diminuir a superlotação de detentos no sistema prisional de Mato Grosso está sendo feita uma força tarefa envolvendo o poder judiciário e o setor jurídico da Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Humano (Sejudh) para verificar a situação de cada preso e analisar o cumprimento da pena.

O Estado está em alerta máximo e atividades de inteligência estão sendo desenvolvidas pelas Secretarias de Segurança Pública e Justiça e Direitos Humanos juntamente com o sistema prisional.

O secretário relatou que nesta segunda-feira foi realizada reunião com todos os setores de atividade especializada das policias civil e militar, onde foi definido um plano de ação com análise de risco para eventuais transtornos nas penitenciárias de Mato Grosso.

Leia também:

Presídios de Mato Grosso estão em alerta máximo

Jarbas informou que a reunião que está marcada para acontecer em Brasília, no dia 17 de janeiro com todos os secretários de Segurança Pública do país, será positiva para traçar ações conjuntas com os Estados para combater as facções criminosas que atuam em âmbito nacional e que estão envolvidas no tráfico internacional de entorpecente e doméstico, principalmente para os estados que fazem parte do Brasil Central Seguro como Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Minas Gerais e Distrito Federal. “É preciso fazer o alinhamento das informações para evitar o que acontece com Amazonas e Roraima”.

Sobre o pedido de apoio ao Ministério da Justiça, conforme foi anunciado no último domingo (8), o secretário disse ainda que foi devido à necessidade de fornecimento de equipamento de choque, que será agregado aos materiais que o Estado já possui. O objetivo é melhorar a atuação de policiais em um possível confronto com detentos dentro dos presídios estaduais.

Jarbas destacou que a segurança pública já tem equipamento para atuar, mas caso seja preciso contará com a colaboração de policiais que estarão em regime de folga e sobre aviso para aumentar a força.

Ele explico que a solicitação ao Governo Federal foi necessária devido aos equipamentos serem comprados através de licitação e todo o processo é moroso para atender em caráter de emergência. 

Texto: Gazeta Digital