Sorriso: 28 profissionais são capacitados no curso de combate a crimes rurais

O Curso de Combate e Repressão a Crimes Rurais teve início hoje em Sorriso, onde 28 policiais estão sendo capacitados pela Academia de Polícia Judiciária Civil – (ACADEPOL), até o dia 9 de dezembro.

O presidente Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg), Sebastião Ferreira, conhecido como Pedrinho da Hidráulica,  disse que o curso abrangerá todas as instituições de segurança pública. Ele explicou que uma semana será de aula teórica e a outra com aulas práticas.

O delegado Nilson Farias frisou que o curso é de extrema importância para a cidade. “Até porque o foco é no combate aos crimes rurais. Além disso, os alunos aprimoram conhecimentos de GTA, identificação de fraude. Vão vir diversos especialistas e já temos um cronograma de patrulha rural com o objetivo de minimizar os crimes”, destacou.

O secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, Felipe Dias Mesquita o curso é de extrema importância, já que na região aumentam os crimes principalmente no período da safra. “Pois é quando as fazendas estão com grandes estoques de venenos. Por isso, a relevância de capacitarmos os servidores”.

Em Sorriso, outros dois drones foram entregues para forças policias de Sorriso, PM e Politec.

O curso

A capacitação visa o atendimento as ocorrências criminais no meio rural onde os participantes terão instruções sobre legislação ambiental, crimes contra a flora e fauna, poluição, uso de agrotóxicos, crimes de pesca, desmatamentos além de informações sobre a questão animal, transporte, além de orientações sobre o uso de defensivos falsos, ensinando os policiais como identificar os produtos falsos e fazer checagem dos lotes.

Além disso, os policiais terão instruções com armamento, patrulhamento rural, incursões na mata, simulando emboscada, combate e confronto rural, técnicas de levantamento de local de crimes em ambiente rural, procedimentos de abordagem, procedimentos de verificação, de como chegar, de como entrar, sobre como agir em casos em que uma família esteja sendo roubada.

Confira AQUI a reportagem exibida no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (RecordTV).

Mais imagens

 

Texto: Redação Portal Sorriso