Sorriso: Índice de infestação de dengue está acima do recomendado

Nas ruas, os profissionais da Vigilância Epidemiológica de Sorriso constataram que o nível de infestação de larvas do Aedes Aegypti no município está em 3,48%, quando o preconizado pelo Ministério da Saúde é de, no máximo, 1%.

O número indica que de cada 100 imóveis, pouco mais de 3 têm focos do mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

As larvas, segundo Tayná Vacaro, coordenadora de Vigilância em Saúde, foram encontradas em itens de fácil limpeza e remoção, como baldes, pneus, vasos e brinquedos. Por isso, o momento requer um esforço conjunto de todos os sorrisenses.

Em alguns bairros, a situação é mais crítica. Como por exemplo no Industrial Leonel Bedin, que apresentou um índice de infestação de 15,38%; no Loteamento do Valo com 13,59%; no Jonas Pinheiro com 11,05% e no Fraternidade com 10,10%.

Os moradores e empresários destes bairros precisam redobrar os cuidados na prevenção ao mosquito Aedes Aegypti

A coordenadora informou também que o departamento de vigilância em saúde estará intensificando os trabalhos de fiscalização, principalmente nos bairros onde o índice de infestação está muito acima do ideal.

Segundo levantamento da secretaria de saúde, de janeiro a maio deste ano, Sorriso registrou 37 casos notificados de dengue, com 16 confirmados, 17 casos de chikungunya, com 12 confirmados e de zika 5 casos, com 2 confirmados.

Texto: Redação Portal Sorriso com Larissa Gribler