Sorriso: medida emergencial é alternativa até instalação de posto de abastecimento no aeroporto

Abortar o voo por falta de combustível não deve ser um episódio que voltará a se repetir no Aeroporto Regional de Sorriso Adolino Bedin. Já está em andamento o projeto para instalação de um posto de abastecimento no local. Mas enquanto os trâmites burocráticos são aguardados, uma medida emergencial foi adotada.

Em entrevista ao Cidade Alerta, o diretor da Pioneiro Combustíveis, Rolf Tambke, informou que a empresa também deve se instalar no município de Sorriso após vencer processo licitatório. “Operamos na região de Sorriso há muito tempo fornecendo combustíveis para fazendas. Com a licitação para operação no abastecimento do Aeroporto de Sorriso, nos candidatamos e fomos os felizes vencedores. Isso representa investimento e a gente aposta na expectativa de que o aeroporto vá se desenvolver e de que muitos aviões venham para cá”, prevê.

A área do futuro posto de abastecimento do aeroporto de Sorriso já foi alugada pela Prefeitura. Agora, segundo Tambke, está sendo aguardada a aprovação do projeto enviado pela empresa para construção das instalações.

A expectativa, segundo ele, é de que, após iniciada a construção, o posto fique pronto em até 6 meses. Posteriormente, a obra concluída passará por aprovação. “Os documentos já foram entregues à Prefeitura para serem aprovados e estamos aguardando para dar início à construção”.

Até lá, como medida emergencial, a empresa Pioneiro Combustíveis trouxe a Sorriso duas carretas de abastecimento que entram em testes hoje (10) para abastecerem as aeronaves a partir do dia 15. “É uma medida emergencial solicitada pela Prefeitura para que elas [carretas] possam operar normalmente enquanto a obra da instalação definitiva não for concluída. A solicitação foi feita à ANP [Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis] devido problemas já tidos com aviação comercial no sentido de funcionar como braço longo da nossa instalação de Sinop”.

Leia também:

Sorriso: passageiros são obrigados a desembarcar de avião por falta de combustível

Conforme Rolf Tambke, essa instalação tem capacidade de abastecer até 3,5 mil litros. “Ela vai receber suprimento de Sinop conforme o consumo. A expectativa é que o abastecimento máximo no aeroporto seja para aviões com 1 mil a 1,5 mil por abastecimento”.

A Pioneiro Combustíveis é uma empresa que está instalada em mais de 20 aeroportos.

Confira AQUI a reportagem completa no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (Record).

Mais imagens

 

Texto: Luana Rodrigues/Portal Sorriso MT – com informações de Larissa Gribler