Sorriso, Nova Mutum e Sinop estão com UTIs para pacientes com Covid-19 no ‘vermelho’

Dados obtidos pela reportagem nesta quarta-feira (13) junto à Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) ascendem um alerta aos munícipes do Nortão de Mato Grosso. Isso porque dos três hospitais regionais da região, apenas o de Sinop ainda tem leitos disponíveis em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) para pacientes com Covid-19, com ocupação de 68,42%. 

Sorriso conta com dois leitos públicos de UTI para casos de Covid-19 no Hospital Regional (HRS) e ambos seguem ocupados desde o início da pandemia. Um hospital particular da cidade conta com 10 leitos de UTI destinados a pacientes com o novo coronavírus. Destes, apenas um está disponível. “Mas, se precisar ampliar a UTI, o Hospital 13 de Maio tem 4 leitos prontos”, informou a assessoria.

Na rede pública de saúde, o Hospital Hilda Strenger Ribeiro, de Nova Mutum, que tem 20 leitos, está com 100% de ocupação. No estado, ao todo, há seis unidades hospitalares sem vagas de UTI. Veja o quadro estadual completo aqui.

O Hospital Regional de Sinop conta com 19 leitos, dos quais 13 estão ocupados, restando, portanto, 6 vagas. Em Mato Grosso, até ontem, segundo a SES-MT, foram notificadas 1.247 novas confirmações de casos de coronavírus e 14 mortes. 

Em entrevista ao Balanço Geral, o secretário de Saúde de Sorriso, Luís Fábio Marchioro, diz que a região não foi pega de surpresa, uma vez que havia a previsão de que após as festas de fim de ano fossem ocorrer o aumento nas notificações dos casos de coronavírus. “Porém, não temos nenhum sorrisense aguardando por leito de UTI. Mas sabemos que a nossa demanda está crescendo na região, em hospitais públicos e privados. Estamos preocupados”. 

O secretário frisa que erroneamente há pessoas que desejam se contaminar com a Covid-19 com a intenção de “criar imunidade”, mas não leva em consideração os efeitos colaterais causados pela doença. “Não queira ser contaminado. Se estiver com suspeita de contaminação, procure o médico. Ter leitos de UTIs não significa que vamos salvar a vida de todo mundo”. 

Conforme o Portal Sorriso noticiou, Barra do Garças, Pontal do Araguaia, General Carneiro, Araguaiana, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Novo São Joaquim e Torixoréu, que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde da região do Araguaia, decidiram suspender, por 15 dias, as atividades de boates, casas de espetáculos, eventos, lounges e tabacarias. 

Em Sorriso, segundo o secretário de Saúde, inicialmente não há a intenção de restringir as atividades noturnas, e frisa que a população siga às recomendações para frear a disseminação da doença, como o uso de máscara, a higienização constante das mãos, uso de álcool 70% e o distanciamento social.    

Boletim epidemiológico de Sorriso

Conforme o boletim epidemiológico emitido hoje, Sorriso contabiliza 9.258 confirmados de Covid-19. Desse total, 8.520 se curaram. 

O número de casos confirmados menos o total de curados e de óbitos em decorrência de coronavírus resulta hoje em 621 pessoas ativas (ou seja, ainda contaminadas) com o coronavírus. 

Ao todo, 21 sorrisenses estão internados, dos quais 6 estão em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 15 em enfermarias. 

O boletim também aponta 265casos suspeitos, aguardando o resultado dos exames. Hoje, 1050 pacientes com sintomas recebem acompanhamento dos profissionais da Secretaria. 

Dez profissionais da Secretaria de Saúde e Saneamento estão afastados devido à doença, dos quais alguns já tiveram confirmação de contaminação enquanto outros estão de atestado em quarentena até que receba o resultado de exame. 

Confira AQUI a reportagem completa no Balanço Geral, programa da TV Sorriso. 

Mais imagens

 

Texto: Luana Rodrigues/Portal Sorriso – com informações de Larissa Gribler/TV Sorriso/Record TV