Sorriso: novo decreto autoriza reabertura de igrejas e escolas particulares

Foi publicado no fim da tarde desta segunda-feira (13), o novo decreto 338/2020 assinado pelo prefeito Ari Lafin, que dispõe sobre restrições temporárias durante o período de pandemia do novo coronavírus, covid-19.

Através do decreto, o prefeito Ari Lafin autorizou a reabertura de igrejas, escolas particulares e restaurantes que podem atender ao público até às 22h. Porém, o consumo de bebidas no local só pode ocorrer até às 18h.

Continuam suspensas as aulas presenciais nas escolas municipais, funcionamento de bares, tabacarias, canchas e afins, consumo de alimentos e bebidas em padarias, sorveterias, lanchonetes, pizzarias e conveniências, que poderão atender nos sistemas delivery e ‘take away” e ainda, atividades com aglomeração de pessoas como festas e shows.

As distribuidoras de bebidas ficam proibidas de receber clientes no local e de vender bebida alcoólica após às 22h. Só é permitido ao segmento trabalhar com o sistema delivery.

O decreto estabelece ainda quarentena domiciliar para pessoas acima de 60 anos, pessoas suspeitas ou com confirmação de infeccção pelo coronavírus. No caso dos idosos, eles estão autorizados a acessar lugares que desenvolvem atividades consideradas essenciais como bancos, supermercados, farmácias, hospitais e lotéricas.  

Com o objetivo de diminuir a disseminação do coronavírus, foi mantido o toque de recolher das 22h às 05h em todo o perímetro urbano do município.

O documento é válido pelo período de 14 de julho a 28 de julho.

Texto: Redação Larissa Gribler