Sorriso: Para comemorar 5 anos de atuação do Cemais, SEMEC apresenta dados de atendimento

Nesta quarta-feira (06), às 8 horas, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) realiza uma apresentação especial com o levantamento de todos os dados e trabalhos realizados pelo Centro Municipal de Atendimento e Apoio a Inclusão da Educação Especial de Sorriso (Cemais) Professora Adriana Maria Damo. A responsável pela pasta, Lúcia Drechsler, destaca que em 2018 o Cemais completa cinco anos de atendimentos no município. Hoje, o Centro atende 56 estudantes do Ensino Infantil ao Fundamental II.

Lúcia pontua que o Centro surgiu da necessidade de apoio e suporte educacional à educação especial na perspectiva inclusiva, promovendo identificação das necessidades educacionais específicas, orientação aos professores, estudantes, familiares, transposição de barreiras e garantia de estratégias que promovam aprendizagem, melhorias na qualidade de vida e saúde.

O público alvo do Cemais são alunos com deficiências (sensorial, intelectual e/ou motora), TGD – Transtorno Global do Desenvolvimento, altas habilidades e comportamentos disruptivos clinicamente relevantes nas escolas e CEMEIS (Centro Municipal de Educação Infantil). Nesses casos, é disponibilizada a intervenção da equipe multiprofissional, com prioridade para crianças e jovens com deficiência que estejam desassistidos na rede pública. O objetivo é melhorar o desempenho escolar e/ou convívio social dos discentes encaminhados para avaliação e atendimento.

Já para os professores da rede municipal são realizadas orientações relacionadas ao trabalho com o aluno, supervisão sistematizada e formação continuada na área da Educação Especial. Lúcia pontua que para esse ano, está prevista a primeira etapa do curso de TEA – Transtorno do Espectro Autista e Libras, direcionado para os profissionais da educação.

Atua no Cemais uma equipe multidisciplinar, composta por três  psicólogos, uma fonoaudióloga, duas psicopedagogas, uma professora especialista em Braille e uma professora especialista em Libras. A equipe articula todo o trabalho de orientação, acompanhamento, avaliação e atendimentos necessários para o bom funcionamento e melhoria na qualidade do ensino público oferecido pelo município de Sorriso.

Situado na Avenida Ademar Raiter, nº 491, no Centro, próximo ao Horto Florestal, o Cemais atende de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h e das 13h às 17h.

 

Serviço:

O que: relatório de dados da atuação do Cemais

Data: 16/05/2018

Horário: 8 horas

Local: Cemais Professora Adriana Maria Damo, Avenida Ademar Raiter, nº 491,  Centro

Texto: Assessoria