TCE determina exoneração de sogro de secretário de Sorriso por prática de nepotismo

Por prática de nepotismo, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) votou pelo pedido de exoneração do assessor-adjunto da Prefeitura Municipal de Sorriso Elídio Farina, sogro do atual secretário de Administração, Estevam Hungaro Calvo Filho.

O processo apresentado pela 3ª Secretaria de Controle Externo, referente à irregularidade comunicada ao TCE-MT por meio da ouvidoria quanto à prática de nepotismo, foi julgado nesta noite.

De acordo com o TCE, mediante consulta pelo Facebook, verificou-se a procedência da denúncia, uma vez que constam informações, fotos, comentários de que o secretário de Administração mantém uma união estável com a filha de Elídio Farina, o que caracteriza o parentesco por afinidade em linha direta – que são os parentes originados por vínculo matrimonial.

Conforme o Tribunal, pela permanência da irregularidade da nomeação do servidor, foi determinada a exoneração imediata do assessor Elídio no prazo de 15 dias sob pena de aplicação diária de multa por descumprimento.

Contudo, segundo o TCE não será aplicada multa, bem como ressarcimento ao erário, já que não há indício da ausência de prestação de serviço por parte do servidor e nem objetivo de enriquecimento por meio da atuação na Administração.

A denúncia foi encaminhada no dia 24 de fevereiro deste ano.

Outro lado

O Portal Sorriso MT ligou para o prefeito, Ari Lafin (PSDB), na manhã desta quarta-feira (5), mas os telefonemas não foram atendidos.

A assessoria de comunicação também foi procurada e a reportagem aguarda retorno. 

Confira AQUI a reportagem completa no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (Record TV).

Texto: Luana Rodrigues/Portal Sorriso MT (colaborou Rafael Sousa)