Bancada do PR cita projeto nacional e confirma saída de Maggi

A bancada do Partido da República (PR) na Assembleia Legislativa já dá como certa a saída do senador Blairo Maggi para o PMDB. No domingo (7), está programada uma reunião de Maggi com os parlamentares, quando deverá ser oficializada a sua saída do PR. 

Para o deputado estadual Wagner Ramos, a ideia de Maggi em migrar para o PMDB se deve ao desejo de pertencer a um partido com maior força nacional. “Nós estamos perdendo um companheiro de partido, mas a amizade permanecerá. O senador já vinha sinalizando que desejava ter ações maiores em nível nacional e precisaria de um outro partido. Espero que tenha sucesso nesta empreitada”, declarou.

O deputado Sebastião Rezende também é outro que dá como certa a saída do PR e considera a posição de Maggi irreversível. “Nós sabemos que houve convite de lideranças nacionais do PMDB e é um projeto avançado. O PR perde uma liderança de peso, reconhecida internacionalmente, mas não podemos mantê-lo contra a sua vontade”. 

Um dos parlamentares que mais atuou em defesa de Blairo Maggi nos últimos anos, o deputado estadual Emanuel Pinheiro revela que já era esperado a saída do partido. “Essas conversas reservadas com o PMDB aconteciam há muito tempo”.

Por outro lado, o parlamentar não acredita que Maggi venha a influenciar a militância do PR a deixar o partido. “O PR sempre foi muito leal e verdadeiro. Não acredito que o senador tome alguma atitude parta enfraquecer internamente o partido”.

Líder do governo na Assembleia Legislativa nos dois mandatos de Maggi à frente do Palácio Paiaguás, o deputado estadual Mauro Savi descarta que a bancada do PR, composta por cinco deputados, possa acompanhar Maggi na mudança do partido. 

“O entendimento do Supremo Tribunal Federal vale só para cargo majoritário. Nós que fomos eleitos na proporcionalidade podemos até perder o mandato por infidelidade partidária. O senador Blairo Maggi procurava abrigo em um partido forte nacionalmente. O PMDB é um partido deste porte e acredito que terá sucesso neste novo caminho”, disse. 

 

Texto: Folha Max