Casos de dengue sobem 300% em MT; três mortes só em março

Em meio ao temor da população devido a pandemia do coronavírus, os dados de uma doença “comum” ao cotidiano dos mato-grossenses também assustam. Um levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou um aumento de 300% nos casos de dengue que foram notificados em Mato Grosso, no período de janeiro a março deste ano, em relação ao mesmo período de 2019. 

Conforme o boletim divulgado pela secretaria, foram registrados 11.127 mil casos de dengue. No mesmo período de 2019, foram notificados 2.775 mil casos da doença. Ainda conforme os dados, os casos notificados de chikungunya tiveram um aumento de 67 em 2020. No ano passado, foram registrados apenas 80 casos da doença no estado.

Já o zika vírus também teve um aumento de 75% neste ano. De acordo com o boletim epidemiológico, somente neste ano foram notificados 325 casos e, em 2019, foram confirmados 185 casos.

O levantamento foi feito em municípios com população acima de 100 mil habitantes. Somente neste mês de março, três pessoas morreram com suspeita de dengue no municípios de Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde.

Nessa terça-feira (17), uma menina de cinco anos morreu depois de ficar internada em um hospital particular de Sorriso com suspeita de dengue hemorrágica.

Saiba mais: Sepultada criança de 5 anos que morreu com dengue hemorrágica em hospital particular de Sorriso

Na segunda-feira (16), uma adolescente de 18 anos que estava internada no Hospital Regional de Sinop (a 503 km de Cuiabá), também morreu após ter suspeita de dengue hemorrágica. Conforme a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a jovem Luciana Ferreira da Silva foi atendida no último sábado (14). Os médicos realizaram exames, e em seguida, a menina foi medicada e liberada.

Ela não apresentava sinais de infecção e recebeu as orientações médicas. No domingo (15), Luciana retornou a unidade afirmando que sentia fortes dores abdominais e teve seu quadro de saúde agravado.

Já na última quarta-feira (11), uma estudante de fisioterapia, 24 anos, que estava internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), em um hospital particular de Lucas de Lucas do Rio Verde morreu com suspeita de dengue.

Andressa Monalisa de Oliveira, havia dado entrada na unidade na terça-feira (10) e foi encaminhada para a UTI devido à gravidade do caso. Durante todo este período, ela não apresentou melhora no quadro clínico.

Os principais sintomas da dengue são febre, dores musculares, dor nos olhos, de cabeça, falta de apetite.

A Secretaria Estadual de Saúde orienta que no período de chuvas a atenção seja redobrada, principalmente nos quintais com os reservatórios de água, como os de água dos animais, caixas d’águas e vasos de plantas. Além de manter objetos que possam servir para armazenar água, como pneus, garrafas, latas e tampinhas virados.

Texto: FolhaMax