Delegado Regional da Polícia Civil é denunciado por suposto abuso de poder

O delegado Regional da Polícia Judiciária Civil (PJC), Sérgio Ribeiro Araújo, voltou a ser alvo de denúncias de suposto abuso de autoridade.

Desta vez, o delegado Sérgio Ribeiro foi flagrado pelas câmeras de segurança da praça de Pedágio da Rota do Oeste em Sorriso (assista AQUI). Como mostram as imagens, ele ficou furioso por ter sido barrado com uma viatura descaracterizada, que não estava cadastrada para livre passagem.

É possível ver nas imagens que o delegado Sérgio desce da viatura, invade a cabine da atendente e a puxa pelo braço. Ele a coage para abrir as portas do túnel de acesso privado, restrito aos funcionários da Rota do Oeste.

Surpreendida, a funcionária não consegue ter tempo até mesmo para desligar o telefone e o deixa pendurado no aparelho. Já na entrada de acesso ao túnel, o delegado saca sua arma e continua a empurrar a trabalhadora.

Visivelmente nervoso, Sérgio tenta abrir a trava de um dos portões. A confusão se arrasta até à sala do controlador da Praça de Pedágio, que acaba liberando a passagem de Sérgio e de mais dois policiais que o acompanhavam.

O episódio foi registrado no dia 12 de março deste ano e as vítimas registraram o boletim de ocorrência na delegacia de Sorriso no mesmo dia. O vídeo foi recebido recentemente pela equipe de reportagem.

Em janeiro deste ano, o Cidade Alerta exibiu, com exclusividade, o áudio de uma reunião entre o delegado Sérgio com os investigadores da Delegacia da Polícia Civil de Sorriso, no qual, claramente, é nítida a ameaça de transferência dos investigadores caso não aceitem assumir a função de escrivão AD-HOC. Relembre o caso AQUI.

Procedimento será instaurado

A Corregedoria da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso informou, por meio de um aplicativo de mensagem, que o episódio (na praça de pedágio) foi isolado e que não há conhecimento de que o mesmo comportamento do delegado tenha voltado a acontecer.

Porém, agora, diante das informações recebidas, será instaurado um procedimento para apurar a conduta do delegado Sérgio Ribeiro. O corregedor Jesset Munhoz designou um profissional que executará este trabalho.

A assessoria da Polícia Judiciária Civil informou ao Portal Sorriso MT que para melhorar o tráfego de viaturas nas rodovias de Mato Grosso, especialmente as descaracterizadas e acauteladas, foi encaminhada a relação de todas as placas das viaturas caracterizadas, descaracterizadas e acauteladas para cadastro na Concessionária Rota Oeste.

Outro lado

Procurado, o delegado informou que o assunto já foi resolvido e que a situação ocorreu quando as viaturas estavam sendo barradas nas praças de pedágio. Assista AQUI.

“Estávamos em três delegados com viatura da polícia em missão oficial e fomos barrados. Houve um problema com a questão de impedir as viaturas de passarem [na praça de pedágio], mas isso foi resolvido com a gestão da Rota do Oeste. Esse fato aconteceu há mais de três meses, e é uma questão resolvida. Havíamos tido esse problema. Um dia, um dos nossos policiais estava buscando apreender um assaltante que havia roubado em Sinop e ao chegar no pedágio foi parado e retornou, não sendo possível apreender o que foi roubado. Mas essas coisas já foram resolvidas”.

O delegado lamentou o fato e disse que talvez tenha faltado bom senso. “De ambas as partes, pois, no momento, às vezes nos exaltamos. Lamento que tenha chegado a esse ponto e gostaria de esclarecer, pois foi um problema pontual, por causa da questão das passagens da viatura, que têm o direito de passar porque a viatura já havia passada pelo pedágio mais de 10 vezes”, finalizou.

Confira a reportagem completa no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (Record TV).

Texto: Larissa Gribler com Editoria Portal Sorriso MT