F1 anuncia regras para 2017 e a volta do reabastecimento

Um grupo de estratégia da Fórmula 1 anunciou nesta sexta-feira em Paris algumas mudanças que serão adotadas a partir da temporada 2017. A principal é a volta do reabastecimento durante as provas, que havia sido permitido pela última vez em 2009. Outra medida definida foi a alteração nos motores, não para aumentar a velocidade dos carros, mas sim para deixá-los mais barulhentos, como explicado em nota pelo grupo, composto, entre outros, pelos chefes da Ferrari, da Mercedes e da McLaren, pelo presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Jean Todt, e pelo chefão da F1, Bernie Ecclestone.

Com piloto reserva, Mercedes lidera teste em Barcelona

Segundo o grupo, os fãs da categoria reclamaram bastante dos motores mais silenciosos, adotados como parte das mudanças para a última temporada, alegando que o barulho dos carros é parte do folclore da F1. A reivindicação foi aceita e ruído dos monopostos estará de volta a partir de 2017.

Rosberg bate Hamilton na Espanha e tem primeira vitória no ano

A reunião também definiu uma alteração já para 2016. A partir da próxima temporada, as equipes vão escolher livremente os pneus a serem usados em cada prova. Elas poderão utilizar duas das quatro opções disponíveis (supermacio, macio, médio e duro), ao contrário do que acontece atualmente, com a Pirelli pré-determinando dois modelos para cada corrida.

Também haverá mudanças para deixar os carros com “aparência mais agressiva”, “nas regras de aerodinâmica”, “pneus mais selvagens” e “redução no peso dos carros”. Assim, F1 pretende tornar suas provas mais imprevisíveis e os monopostos de cinco a seis segundos mais rápidos por volta. A ideia também é tornar mais atrativas as corridas, mais competitivas, e evitar o domínio absoluto de uma equipe ou piloto.

(Com Estadão Conteúdo)

Texto: Revista Veja