Grupo culpa “El Niño” e entra em recuperação de R$ 58 milhões em MT

O Grupo BR – que atua no ramo do agronegócio, e esta sediado em Primavera do Leste (236 KM de Cuiabá) -, apresentou seu plano de recuperação judicial. A organização, que deve R$ 58,2 milhões, deve agora aguardar eventuais manifestações contrárias de seus credores à proposta, que poderão questionar o processo em até 30 dias.

Segundo despacho publicado pelo juízo da 2ª Vara Cível de Primavera do Leste no último dia 6 de outubro, além da possibilidade de manifestações contrárias à recuperação, há ainda chance de questionar o próprio rol de credores, iniciativa que poderá ser realizado em até 10 dias.

De acordo com informações do processo, o Grupo BR foi fundado em 2008 pelo engenheiro agrônomo Gilberto Belinato no município de Primavera do Leste. Mais tarde ele se juntou a outros dois sócios – Iuri Rocha Franco e Antônio Carlos Ienerich. “Consolidando as atividades de assessoria no campo, a empresa passou, em julho de 2014, a fornecer insumos agrícolas aos produtores rurais, fomentando a aquisição de insumos, oferecendo análise e diagnósticos no campo com assistência, consultoria e produtos adequados. Tendo em vista a necessidade de atendimento da demanda de grãos, criaram a empresa BR Cereais e diante da necessidade de administração e controle das políticas internas, criaram a empresa BR Participações”, diz trecho do processo.

A organização em crise reclama nos autos que após empréstimos com instituições bancárias entre os anos de 2015 e 2016, o fenômeno climático El Niño, além da inadimplência de clientes, fez com que os negócios fossem prejudicados.

“Em 2018 a inadimplência cresceu, forçando o grupo a aumentar a captação de recursos com instituições bancárias, apresentando dali em diante dificuldade para manter em dia o pagamento de seus fornecedores. Esgotados os créditos em 2019, a empresa não conseguiu adimplir todos os fornecedores, o que causou o rompimento de importantes parcerias comerciais”, revela ainda o processo.

O plano de recuperação apresentado pelo Grupo BR pode ser modificado pelos credores. Caso não haja aceitação entre eles, a Justiça decreta a falência da organização.

Texto: Folhamax