Educadora financeira dá cinco dicas para aproveitar Black Friday

A Black Friday deste ano será oficialmente amanhã, dia 26, mas muitas lojas já estão oferecendo descontos que chegam a 70% do valor do produto. À primeira vista, tanta economia pode parecer um bom negócio ao consumidor, mas é preciso ficar atento e não cair em armadilhas.

A educadora financeira, Jeane Alves, dá orientações para que o momento seja aproveitado com sabedoria e não se torne uma bola de neve de dívidas. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a intenção de compras para esse ano é levemente maior que em 2020. A pesquisa feita pela instituição mostra que 59,3% dos clientes vão comprar, contra 54% do ano passado.

Roupas e calçados foram os itens apurados como os mais procurados na data (28%), seguido por eletrodomésticos (24,2%), celulares/smartphones/eletrônicos (22,5%), móveis em geral (9,7%), brinquedos/pelúcias (5,7%), cosméticos e perfumes (3,1%) e outros 6,8%.

Nesse momento, a educadora destaca que além do financeiro, o consumidor deve ficar atento à procedência do produto e a idoneidade da loja para se blindar contra golpes.

1 – Fique atendo a golpe
A educadora chama a atenção para compras online. Um maneira de avaliar a conduta da loja em que se vai adquirir produtos é consulta ao Reclame Aqui.

Além disso, é preciso ficar atento ao produto que está sendo adquirido em suas especificações, observar o prazo de entrega, do frete. “Cuidado com e-mails falsos e confira no site da loja”, alerta.

2 – Tenha orçamento
Jeane Alves destaca que a publicidade em torno dos produtos se eleva nesse momento. A fim de estimular o consumo, as empresas se utilizam de estratégias como os gatilhos da escassez e oportunidade única para garantir vendas. Esses “truques” que falam de preço baixo por tempo limitado ou que os estoques estão acabando induzem à compra, mesmo sem necessidade.

Essas estratégias fazem o cliente acreditar que está fazendo uma compra vantajosa por ter “aproveitado” o preço baixo. “Será vantajosa se for um produto que realmente esteja precisando e será usado, e não ultrapasse o seu orçamento”, explica.

3 – Avalie as compras

O ideal é que o consumidor já tenha monitorado os preços dos produtos que quer comprar para não cair em falsas promoções

Também é interessante observar se antes da black o preço subiu para então baixar nos dias de desconto, dando a ilusão de ser mais barato.

“Já aconteceu comigo uma vez, vinha acompanhado o valor de um produto e aguardando a black para comprar num valor mais em conta e o que acontece: na black o produto estava com a etiqueta de promoção, porém o valor era o mesmo que eu vinha acompanhado”, conta a educadora.

4 – Tenha consciência para aproveitar os descontos sem se endividar

A educadora afirma que não há truque ou estratégia nesse momento para não cair na tentação das compras.

“O que é necessário é ter consciência, clareza, organização e planejamento. Ter consciência do que você quer, do que você precisa. Clareza do seu orçamento. Organização dos seus gastos. Planejamento das metas”, destaca.

5 –  Vá às compras com foco

“Tenha consciência do que realmente você precisa e que será utilizado, para que não caia na armadilha de comprar só porque está barato e depois deixar o produto encostado sem nenhuma utilidade”, ressalta Jeane Alves.

Com essas recomendações e precaução sobre o local de compra, é possível tirar bom proveito da data e adquirir as peças que deseja, sem ficar endividado.

De acordo com a CDL, a média de gastos será de R$ 1.619,52. Aumento real de 20% na disposição de gasto médio quando comparado com 2020.