Jovem que liderava facção e autorizava crimes em Sorriso é condenada a 7 anos de prisão

Mariana Reis Moscatelli de Carvalho, 25 anos, que foi presa em dezembro do ano passado, em Sinop (saiba mais aqui), foi condenada a 7 anos de prisão em regime inicialmente fechado. A jovem, que é acusada de liberar a facção Criminosa Comando Vermelho em Sorriso e região, não poderá recorrer da decisão em liberdade.

De acordo com a decisão, sentenciada pela juíza da Primeira Vara Criminal, Emanuelle Chiaradia Navarro, Mariana foi condenada a 5 anos de prisão por integrar a facção criminosa. A pena foi ampliada em mais 2 anos pelo crime de falsidade ideológica, já que a jovem teria falsificado uma declaração de união estável para ter acesso ao Centro de Ressocialização de Sorriso (CRS) e, assim, visitar os presos do Comando Vermelho.

Leia também:

Sorriso: liderança de facção criminosa é responsável por ‘autorizar’ crimes

Consta no procedimento investigatório que, no ano de 2016, Mariana associou-se com mais de quatro pessoas para obter vantagem mediante práticas ilícitas, cuja liderança era exercida por ela. A jovem é acusada de, na época, recrutar novos integrantes para a facção.

“Verifica-se que a acusada efetivamente possuía o domínio da ação e dos resultados, ainda que não praticasse pessoalmente os atos de execução, o quê, dado à demonstração de hierarquia e, consequentemente, a função de ‘comandante/chefe’, autoriza a incidência da circunstância que qualifica a infração penal”, disse a juíza na decisão.

‘Perigosa’

Segundo informações, a acusada já recorreu da decisão que foi proferida no dia 3 de agosto. Conforme o Portal Sorriso noticiou, o delegado Bruno Abreu, responsável pelas investigações na época, apontou que Mariana acolhia bandidos de outras cidades para praticarem crimes em Sorriso. Um minucioso relatório policial até apontou a demarcação territorial da organização criminosa.

Somente com o tráfico de drogas, Mariana, que soma mais de 10 passagens por roubo e tráfico, lucrava cerca de R$ 20 mil por mês. Com o dinheiro auferido ilicitamente, a jovem comprou duas casas, sendo uma em Sorriso e outra em Sinop.

Saiba mais:

Sorriso: integrante do Comando Vermelho lucrava R$ 20 mil e tem duas casas

Sorriso: jovem, parceira de membro do Comando Vermelho, é assassinada a tiros

Confira a reportagem completa no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (Record TV).