Justiça Eleitoral e candidatos firmam acordo para minimizar riscos em meio à pandemia

Candidatos e representantes de Nova Ubiratã, Ipiranga do norte e Sorriso estiveram reunidos no auditório do Centro de Eventos Ari José Riedi para participarem uma reunião promovida pela 43ª Zona Eleitoral. O intuito foi o de discutir propostas a fim de minimizar os riscos em meio à pandemia.

De acordo com o juiz eleitoral Anderson Candiotto, após o acordo ficou decidido que não serão permitidos eventos que ocasionem a aglomeração de pessoas, como comícios e passeatas.

Os cuidados sanitários deverão ser mantidos nos comitês ou locais de reuniões político-partidárias, o que inclui procedimentos que permitam a manutenção da distância mínima, o uso obrigatório de máscaras de proteção individual ou de protetores faciais, bem como incentivar a higienização das mãos com álcool em gel, dentre outras medidas.

Também foram recomendadas a desinfecção e ventilação dos locais e solicitado que se evite o contato físico com o eleitor. Ainda ficou acordado que poderá ser realizada uma carreata por coligação ou partido isolado que concorra à eleição majoritária.

Além disso, ficou autorizada a realização de reuniões, tanto para majoritária quanto proporcional, limitadas a 30 pessoas. O quantitativo, porém, não foi delimitado em caso de reuniões corporativas, em indústrias, áreas rurais e exclusiva de partidos.

O magistrado informou que também está proibido o uso de bombas, morteiros, foguetes, rojões, fogos de estampido, artifícios pirotécnicos, pólvoras, explosivos e produtos químicos agressivos.

O descumprimento das regras estará sujeito às penalidades da Justiça Eleitoral.

Texto: Redação Portal Sorriso com Ronaldo Igaxira/TV Sorriso/Record TV