Líder do ‘novo cangaço’ pega 10 anos de cadeia por roubo ao BB

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJMT) condenou o réu Lindomar Alves de Almeida, conhecido como Nenezão, a 10 anos de prisão por assalto a banco em Paranatinga. O crime foi julgado em sessão na quarta-feira (2) e atendeu a parecer do Ministério Público Estadual (MPE) para a condenação.

Nenezão é considerado líder de quadrilha de assalto a banco na modalidade “Novo Cangaço”, onde são feitos reféns e usados como escudo para defesa dos criminosos em caso de investiga policial. Os criminosos agem fortemente armados e com extrema violência.

Consta na ação que o réu já tinha sido acusado, porém o julgamento foi anulado por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Melo, em recurso impetrado pela defesa do acusado.

“Dou parcial provimento ao recurso interposto pelo MPE para condenar o Lindomar […] ao cumprimento de 10 anos, três meses e 15 dias de reclusão e pagamento de 16 dias multas e absolvê-lo contra a prática do crime capitulado no artigo 15 da lei 10826/03”, Rondon Bassil Dower. O artigo ao qual ele se refere é disparo de arma de fogo em lugar habitado, que não seja com a finalidade de outro crime.

A decisão do desembargador foi acompanhada pelos outros desembargadores Rui Ramos e Pedro Sakamoto, que compõe a Câmara.

O assalto ao qual se refere a ação ocorreu em Paranatinga (373 km ao Sul), em 2011. Na ocasião foram levados R$ 1 milhão do Bando do Brasil.

Nenezão está preso desde 2014 e responde por mais de 20 assaltos em Mato Grosso e 6 em outros estados, todos na modalidade “Novo Cangaço”.

Texto: Jessica Bachega/Gazeta Digital (GD)