MP apura outdoors pró Bolsonaro

O procurador Erich Raphael Masson, do Ministério Público Eleitoral, determinou a investigação da instalação de outdoors de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em diversos municípios de Mato Grosso. Segundo a ação, os outdoors fazem apoio indevido a uma suposta reeleição do presidente.

Os outdoors foram instalados em diversos pontos de Sinop (500 km ao norte de Cuiabá), além de Cuiabá e Várzea Grande. De acordo com a decisão, diligências serão realizadas para apurar os responsáveis pela divulgação dos outdoors, a contratação do serviço e o valor pago e forma de pagamento.

“Notícia se houve outras peças publicitárias similares contratadas pela mesma pessoa ou por outras, inclusive em outros municípios em benefício de outros agentes políticos”, continua.

A decisão aponta que a instalação das imagens faz propaganda indevida, uma vez que Bolsonaro é um potencial candidato à reeleição em 2022. Além disso, o pagamento dos outdoors podem ter sido feitos por entidade sindical e uso de dinheiro público.

“Considerando que foram encaminhados à Procuradoria Geral Eleitoral […] acompanhados de notícias relativas à possível instalação de outdoors em diversos municípios de Mato Grosso, veiculando de forma positiva a imagem de Jair Messias Bolsonaro, potencial candidato à reeleição em 2022, com suposto patrocínio de entidade sindical, além de entidades que recebem recursos públicos federais, tais como a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)”, diz trecho.

O procurador determina ainda que as empresas responsáveis pela instalação têm o prazo de 5 dias para indicar como ocorreram os contratos.

Texto: Gazeta Digital