PF apreende 2 aviões em MT em ação contra venda ilegal de ouro

A Polícia Federal confiscou dois aviões nesta quarta-feira (23), em Mato Grosso, durante a Operação Céu Dourado. As ordens judiciais foram expedidas em Goiás e combatem a extração e venda ilegal de ouro por empresas ligadas ao comércio e exportação de minério.

Segundo a PF, cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Cuiabá, Apiacás, Colíder, Colniza e Alta Floresta. No entanto, ninguém foi preso no Estado.

As aeronaves foram apreendidas na Capital e em Colíder, mas os nomes dos proprietários não foram revelados. Em Alta Floresta o mandado já havia sido cumprido durante a Operação Trypes, na semana passada.

Conforme a Polícia, as duas operações investigavam a mesma loja de Alta Floresta, mas em Mato Grosso ela foi deflagrada antes. No total, 26 mandados judiciais foram cumpridos em Mato Grosso, Goiás e São Paulo.

A operação

A investigação começou a partir da apreensão de 110 quilos de ouro avaliados em mais de R$ 20 milhões, no 10 de junho deste ano, no aeroporto de Goiânia.

Com isso, foram detectados indícios da participação de empresas na emissão de notas fiscais falsas com o intuito de acobertar a origem ilegal do ouro.

Apurou-se também que uma das prováveis minas, de onde teria sido extraído parte do ouro apreendido, não estava em funcionamento, o que corrobora a tese de que o ouro é de origem ilegal e está sendo esquentado pelos investigados através de empresas de fachada.

Ficou constatado que apesar de uma das empresas envolvidas atuar na exportação de ouro para a Europa, não há registro de comércio exterior em seu nome.

Estão em apuração os crimes de usurpação de matéria prima da União, crime ambiental e falsidade ideológica.

Texto: Bianca Fujimori/Mídia News