Polícia Civil indicia pai e mãe por morte de crianças em incêndio

A Polícia Judiciária Civil indiciou pai e mãe no inquérito policial que vitimou três crianças, de 10, 7 e 3 anos, durante um incêndio, no dia 3 de maio, no bairro Jardim Paiaguas, em Várzea Grande. O inquérito foi concluído e encaminhado ao Fórum do município.

O delegado Cláudio Alvares Sant’anna, da Delegacia da Defesa Criança, Mulher e Idoso de Várzea Grande, ouviu dezenas de testemunhas, que apontaram que a situação dos menores era de total abandono. Conforme ele, um adolescente de 13 anos – irmão e tio das crianças -, era quem cuidava dos meninos e na ausência desse, cabia ao irmão de 10 anos de idade a tarefa de dar banho nos demais e cozinhar para toda a família.

A autoridade indiciou a mãe Gonçalina Neris de Almeida, 40, por abandono de incapaz qualificado com resultado morte e o pai, ex-marido da indiciada, Joilson de Oliveira, por abandono de incapaz, sem qualificante. O pai aguarda o procedimento em liberdade. Já Gonçalina, presa em flagrante, continua reclusa no presídio Ana Maria do Couto May.

A adolescente V.N.O, de 17 anos, era mãe do menino de 3 anos que morreu no incêndio. A Delegacia Especializada do Adolescente (DEA) de Várzea Grande conduziu a menor à Promotoria no dia seguinte ao evento. Depois de ouvida pela Promotoria foi entregue sob responsabilidade de uma tia.

 O procedimento da DEA corre junto à Vara de Infância e Juventude de Várzea Grande.

A adolescente também foi encaminhada para coleta de DNA junto a Politec. Contudo, a Polícia Judiciária Civil ainda aguarda os resultados da perícia quanto à identificação dos corpos (que ainda não foram liberados no IML) e das reais causas do incêndio, com o laudo da perícia de local.

Texto: Olhar Direto