Procedimento médico feito em hospitais de ponta em São Paulo chega a Sorriso

A oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO) é uma ferramenta de grande valor para o suporte de adultos ou crianças com grave e refratária disfunção cardíaca ou pulmonar. O procedimento, realizado até então somente em hospitais de ponta, como o Sírio Libanês e Einstein, em São Paulo, por exemplo, foi feito, neste domingo (24), de forma inédita em Mato Grosso, no Hospital 13 de Maio, em Sorriso. 

O médico intensivista Wilder Reverte da Costa foi quem realizou procedimento. “Ocorreu tudo bem. Foi feito dentro da UTI adulta do 13 de maio, durou cerca de 3 horas e depois transferimos o paciente para outro centro”, informou ao Portal Sorriso

Para o médico, trata-se de um dia histórico para Mato Grosso. “Fizemos a canulação de ECMO em um paciente grave que está na UTI. ECMO é um aparelho altamente avançado que faz as trocas gasosas pulmonares quando o ventilador mecânico (aparelho para respirar) não é mais suficiente, e o paciente encontra-se em risco iminente de não sobreviver”. 

De acordo com o médico, são passados dois tubos no paciente, onde por um tubo passa o sangue desoxigenado e este vai para a máquina que faz as trocas gasosas e depois devolve o sangue oxigenado para o segundo tubo.  

“É o início de uma grande história. Obrigado à Deus e à família do senhor Airton, pelo carinho e confiança em meu trabalho”. 

Texto: Redação Portal Sorriso