Sorriso: avó que cuida do neto com paralisia cerebral precisa comprar cadeira de rodas especial

A história do pequeno Jean, de 7 anos, que mora com a avó na Travessa São Damião, no bairro São Mateus, em Sorriso, é comovente e hoje foi contada no programa Balanço Geral, da TV Sorriso (Record TV). O garoto tem paralisia cerebral e é autista. Abandonado pela mãe, ainda bebê, ele é cuidado pela avó que dedica todo o seu tempo ao neto desde que ele tinha um mês de idade.

A avó de Jean, a Jacicleia, não trabalha porque precisa dedicar o seu tempo de forma integral ao neto. A mãe do garoto, que atualmente mora em Goiânia, não cuida da criança e nem contribui financeiramente desde que abandonou o marido (que é filho da Jacicleia).

A avó, que adotou Jean, precisa viajar constantemente para os locais onde a criança faz tratamento. Os gastos são altos. Além dos remédios, Jacicleia precisa comprar uma nova cadeira de rodas para o neto, já que a atual está estragada e não fecha, o que dificulta os momentos em que eles precisam viajar para o pequeno receber cuidados médicos. “Sofro muito nas viagens. Só Deus sabe o que eu passo”, comentou a avó.

A aquisição de uma nova cadeira de rodas especial foi recomenda por médicos especialistas de Brasília, onde também deve ser feita uma adaptação. Mas, além de não ter dinheiro para essa aquisição, Jacicleia, por não ter fonte de renda, também precisa de ajuda para custear as despesas dessa viagem.

Hoje, a Jacicleia procurou o Balanço Geral para pedir ajuda. A atual cadeira de rodas de Jean já não serve mais para o tamanho e para o peso dele. O calcanhar do garoto é machucado porque o pezinho dele escorrega e, como a cadeira não é flexível, é impossível fechá-la para guardá-la no bagageiro de um ônibus ou no porta-malas de um táxi, por exemplo.

Jean, que nasceu prematuro (com 7 meses), passou um mês internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e após receber a alta, foi entregue pela mãe à avó. “Esses dias a gente estava lá para Brasília. Agora, essa semana, nós vamos para Cuiabá, onde ele vai fazer uma ressonância. Viajamos para Colíder, onde ele se consulta também. A minha vida é para ele”.

A avó e o neto moravam em uma casa de madeira, que teve uma parte construída em alvenaria após o recebimento de uma ajuda. Porém, na casa ainda não há cerâmica e Jean, que gosta muito de se locomover pelo chão, tem sempre a perna machucada. “O chão rala a perna dele. Eu fico morrendo de dó porque meu filho também não tem condição agora para ajudar porque a mulher dele ta grávida, mas eu oro a Deus que ele vai entrar com providência. Eu não tenho condição de colocar uma cerâmica aqui e nem de rebocar”.

Portanto, a TV Sorriso, sempre solidária aos sorrisenses que necessitam de ajuda, pede mais uma vez a ajuda da população. Jacicleia sonha em comprar uma nova cadeira de rodas para o neto e precisa custear os gastos até Brasília (onde a cadeira será adaptada).

Além disso, se conseguirem um pouco mais de conforto para o seu lar (como cerâmica e o reboco da casa), a avó e o neto poderão usufruir de uma casa ainda mais aconchegante.

Quem quiser colaborar basta ligar no (66) 3544-3939 e falar com a Geisa, da TV Sorriso.

Confira AQUI a reportagem exibida no Balanço Geral, programa da TV Sorriso (RecordTV).

Texto: Redação Portal Sorriso com informações da TV Sorriso/Record TV