Sorriso: diretor Técnico da UPA diz que falta de estabilidade de paciente que morreu na unidade impediu sua remoção

Em entrevista ao Balanço Geral no fim da tarde desta segunda-feira (14), o Diretor Técnico da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Sorriso, Fábio Júnior da Silva, disse que o estado de saúde de Mariano José de Araújo, 31 anos, que morreu na unidade após um acidente de moto, era tão grave, que não foi possível removê-lo até o Hospital Regional de Sorriso ou para qualquer outra unidade médica. “Nós seguimos um protocolo de atendimento internacional de traumas. Existem passos a serem seguidos. Se o paciente está com hemorragia, precisamos repor o volume e estabilizá-lo. Caso contrário, ele entraria no centro cirúrgico em estado grave”, disse.

No caso do Mariano, segundo o diretor, os profissionais fizeram os atendimentos necessários para estabilizá-lo, mas não foi possível por conta da gravidade dos traumas. “Não tivemos nem oportunidade para seguir os demais passos em outras esferas de saúde. Ele deu entrada na unidade por volta das 14h e às 14h30 já estava em parada cardiorrespiratória”.  

Fábio relata que assim que Mariano deu entrada na UPA foi feita a avaliação pela equipe médica e de enfermagem de emergência. Na sequência foram solicitados os exames para o diagnóstico secundário. “Quando chegou na unidade ele não estava totalmente consciente, devido ao estado de embriaguez e ao trauma. A piora do seu quadro foi muito rápida. A pressão arterial dele baixou muito assim como os sinais vitais”, explicou.

Entenda o caso

Mariano José Araújo, 31 anos, morreu na tarde de domingo (13), na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), após se envolver em um acidente de trânsito na Idemar Riedi, em frente a um posto de combustíveis, no bairro Industrial 2.

Conforme consta no boletim de ocorrência, o condutor de um carro, modelo Montana, transitava pela BR-163 e ao chegar no cruzamento de acesso à avenida Idemar Riedi percebeu uma carreta estacionada que atrapalhava a sua visão.

Ao virar à direita, segundo ele, uma moto vinha na direção contrária e houve a colisão entre o carro e a moto.

Mariano, que pilotava a moto, foi socorrido pelos Bombeiros e conduzido para a UPA, pois não apresentava ferimentos graves aparentes, apenas escoriações e suspeita de fratura no punho.

De acordo com os Bombeiros, hipertenso, assim que deu entrada na unidade, por volta das 13h20, Mariano teve uma queda brusca da pressão arterial. Por volta das 15h08, ele morreu quando ainda estava na UPA.  

O motorista do automóvel não sofreu nenhum tipo de escoriação. Já Mariano morreu em decorrência de hemorragia interna, laceração hepática e traumatismo abdominal.

Leia também: 

Sorriso: homem morre na UPA após acidente de moto

Confira AQUI a reportagem exibida no Balanço Geral, programa da TV Sorriso (RecordTV)

Texto: Redação Portal Sorriso com informações de Ronaldo Igaxira