Sorriso: professores que integram grupo de risco têm até o dia 20 para apresentar laudo médico

Os professores da rede municipal de Sorriso que integram o grupo de risco para a Covid-19 devem entrar em contato com os gestores da unidade escolar em que atuam e comunicar. A informação é da secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler. A secretária pontua que nesses casos é necessário que o professor apresente o laudo médico atestando o fato de ser grupo de risco até o dia 20 de janeiro.

“Todos os professores que apresentarem o laudo serão encaminhados para realização de perícia para que possamos substituí-los em suas funções”, explica a secretária. As substituições serão realizadas com a contratação de profissionais que realizaram o teste seletivo, seguindo a ordem de classificação dos mesmos. “Todo esse procedimento é necessário para que possamos justificar a contratação dos professores substitutos”, detalha.

Lúcia acrescenta ainda que os pais que ou não se sentirem confortáveis com o retorno presencial das aulas ou ainda cujos filhos integram o grupo de risco, podem optar pela continuidade das atividades remotas. “Pensando nessa particularidade vamos manter o ensino híbrido, propiciando a opção de continuar com as aulas remotas”, diz. Segundo Lúcia, nesses casos a família só precisará comunicar a unidade escolar. “A partir do dia 20 as equipes entrarão em contato com os pais para explicar como será o funcionamento das unidades e saber se o aluno continuará de forma remota ou se irá para o ensino presencial”, salienta.

A secretária destaca que as unidades irão trabalhar no sistema de bolhas com turmas isoladas e sem aglomerações. Para isso, as turmas serão divididas de acordo com a realidade de cada escola. Nesse sistema, alguns alunos terão aulas as segundas, quartas e sextas; outros as terças e quintas, com inversão na semana seguinte. A secretária pontua ainda que serão disponibilizadas álcool 70% em todas as salas e que todos devem usar a máscara em tempo integral.

Conforme Lúcia, desde ontem (11), as equipes estão trabalhando na organização do transporte escolar que irá atender normalmente as áreas urbana e rural. “A divisão das turmas também visa a não aglomeração nos ônibus e tudo está sendo bem organizado”, frisa. Para diminuir dúvidas e garantir que os pais se sintam seguros para o retorno, Lúcia destaca que a partir do dia 25 de janeiro será disponibilizado um canal direto de comunicação com a Semec. “Teremos um número especial, mas até entrar em funcionamento os pais poderão ligar no 3544-8100 para tirar dúvidas”, esclarece.

O retorno das aulas presenciais está previsto para 1º de fevereiro e foi alinhado pela Semec juntamente com a Secretaria de Saúde e Saneamento. Também estão sendo seguidos todos os protocolos de segurança estabelecidos pelo Mistério de Educação (MEC) e também a normativa 11/2020 do Governo Federal.

 Vale lembrar que a rede pública de Sorriso oferta o Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais em 22 escolas da rede, sendo que em uma delas há a oferta do Ensino Integral e em 13 Centros Municipais de Educação Infantil – CEMEIS. Nas unidades escolares municipais estudam mais de 15,4 mil alunos desde a educação infantil ao quinto ano.

Texto: Redação Portal Sorriso com Decom