Taques vai a Brasília para discutir Pacto Federativo e tentar “vender Mato Grosso”

O governador de Mato Grosso, Pedro Taques, desembarca em Brasília nesta quarta-feira (20.05) para participar de um encontro de governadores promovido pelo Senado Federal.

A reunião com chefes do Poder Executivo de todo o país tem o objetivo de discutir a repactuação das obrigações orçamentárias da União com áreas como saúde, educação e a segurança pública – o chamado pacto federativo. 



Taques ainda aproveita a viagem para dar continuidade à agenda iniciada nos Estados Unidos na semana passada. Na capital federal, será recebido por representantes no Brasil dos bancos Mundial e Interamericano de Desenvolvimento (BID) para retomar os diálogos que devem resultar em parcerias para a captação de recursos a serem investidos em Mato Grosso. 



Para Pedro Taques, o encontro com outros governadores contribuirá para a efetivação de um discurso único dos estados. “Passamos por um momento de dificuldades e a União não tem contribuído para ajudar os estados a atravessar a crise, por isso a importância de unificar o discurso”, destacou. 



Na condição de senador, Taques foi autor do requerimento que instituiu no Senado uma comissão para rever o Pacto Federativo. “A União sempre ficou com a maior parte do bolo dos impostos, enquanto isso os municípios ficam com pires na mão de ministério em ministério implorando por mais recursos. Essa questão precisa ser enfrentada, o ajuste fiscal nos mostra que a União não gasta bem os recursos que tem disponível, enquanto os prefeitos são cada vez mais responsáveis por prover saúde e educação aos munícipes”, disse. 



Durante sua primeira viagem oficial fora do Brasil, nos Estados Unidos, o governador apresentou dados socioeconômicos do Estado, com foco na vocação para o agronegócio, destacando ações voltadas ao crescimento com sustentabilidade, ao potencial mineral e a posição geográfica estratégica da unidade federativa, que a qualifica como um “corredor” do ecoturismo. 



Além do chefe do Executivo estadual participam da agenda em Brasília os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, de Planejamento, Marco Marrafon, e de Comunicação, Jean Campos.

Texto: Redação Portal Sorriso MT com assessoria